Havaianas celebram 50 anos como ícone de estilo

Lady Campos - Do Hoje em Dia
12/08/2012 às 17:07.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:24
 (Alpargatas/Divulgação)

(Alpargatas/Divulgação)

  Cinquenta é o número emblemático das Havaianas em 2012. A marca celebra seu cinquentenário desenvolvendo 50 mil modelos comemorativos (à venda por R$ 50 e com 100% da renda revertida para o Selo Unicef), além de publicar livro (com distribuição restrita) com as 50 mais importantes propagandas que traduzem a história da marca, além de outras 50 não aprovadas e editadas pela AlmapBBDO, agência de publicidade do grupo Alpargatas.   Em meio século de história, a Havaianas realizou grandes feitos. Poucos produtos brasileiros conseguiram aprovação dentro e fora do país. A sandália passou de simples chinelo a ícone, sendo cobiçada por celebridades.   As Havaianas nasceram e apareceram com o reforço de um garoto-propaganda, o humorista Chico Anysio, anunciando as “legítimas” que não deformam, não soltam as tiras e nem têm cheiro. Com uma trajetória de sucesso, tem sua importância consagrada no dicionário Aurélio. Em 1974, o termo fajuta foi incluído como vocábulo depois que propagandas davam conta de avisar o consumidor para não aceitar modelos do tipo, ou seja, falsificadas. O modelo comemorativo relembra dois ícones: o originalmente lançado em 1962, de solado branco e tira colorida, e o de uma cor só, simulando o de solado virado.


Havaianas Slim Fresh é novidade para o verão 2013 (Foto: Alpargatas/Divulgação)

Muito chão     - De calçado acessível ao bolso do brasileiro, as “legítimas”, inspiradas na sandália japonesa de palha de arroz (Zori), se tornariam mania nacional, sendo reproduzidas sempre com a textura do grãozinho na palmilha.    - A grande sacada chegou com o culto ao individualismo. Quando as pessoas começaram a customizar seu próprio modelo de Havaianas, virando a sola colorida para cima e deixando a nova palmilha da mesma cor das tiras, a Alpargatas partiu para as inovações. Em 1994, lançou modelos monocromáticos em rosa, azul, preto e lilás chamados Top. Não à toa, é a Havaianas mais vendida no Brasil e no mundo.   - Um ano depois, a fabricante criou a primeira sandália estampada, a Havaianas Floral.   - Na Copa do Mundo de 98, a Alpargatas lançou modelito com uma pequena bandeira do Brasil na tira.  nn Apesar da derrota da Seleção Brasileira, o sucesso se tornou mundial a ponto de a marca lançar série rebatizada Havaianas Brasil, uma das mais vendidas no mundo.   - Um ano depois da Copa, a Havaianas teve seu batismo fashion, quando o estilista Jean Paul Gaultier apresentou sua coleção, em Paris, com modelos calçando Havaianas.    - Já em 2003, a sandália mostrou sua força no tapete vermelho do Oscar. Na ocasião, indicados ao prêmio foram presenteados com um par de Havaianas durante a festa de premiação.   - A marca firmou parceria com conceituados nomes da moda, como o estilista Michael Bastian e a marca Issa London, de Daniella Helayel, que desenvolveu estampas em 2010.    - Havaianas criou ainda uma linha com o diretor criativo da Barneys, Simon Doonan, e com as marcas francesas Pinel & Pinel e Paul & Joe, além do sucesso da dobradinha com a italiana Missoni em 2011 e 2012. No Brasil, designers famosos e marcas brasileiras como Água de Coco, Farm e Adriana Degreas também já se renderam à união com as Havaianas. 

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