São Paulo - Já foi dada a largada para a temporada da moda inverno 2013 e verão 2014. Toda inspiração, que os designers vão traduzir em produtos para as próximas coleções do setor calçadista, vem dos resultados das pesquisas do Núcleo de Design da Assintecal e Abicalçados, apresentados durante o Inspiramais - Salão de Design e Inovação de Componentes, que acontece até quinta-feira (26), em São Paulo. 

Sob o tema “Aconchego”, a 6ª edição do fórum de inspirações apresenta mais de 500 opções de materiais para a confecção de novas coleções. Tecidos, pedrarias, solados, fivelas, couros, laços, cabedais, materiais sintéticos e produtos artesanais, entre outros componentes e aviamentos, apontam tendências para as próximas estações. “Os visitantes vão se antecipar, conhecendo as ideias do inverno 2013 transformadas em componentes. Também temos um preview com texturas e cores para o verão 2014”, ressalta o estilista e coordenador do núcleo de design, Walter Rodrigues. 
 
O salão oferece, ainda, possibilidades de negócios, oficinas de criação, palestras e exposição de componentes, além do Espaço Mix By Brasil, que pretende estimular as empresas nacionais a agregarem conceitos de design e sustentabilidade a seus produtos. “A ideia é criar uma identidade, consolidar o DNA brasileiro no mercado de componentes e, assim, de produtos finais”, afirma Tati Souza, coordenadora do núcleo de design em São Paulo. 
 
Além das apresentações de Walter Rodrigues, a palestra “Oportunidades Criativas – Copa do mundo 2014”, com a socióloga sul-africana Avril Joffe, é outro destaque do Inspiramais. Avril Joffe é especializada em estratégias e políticas de economia criativa, e desempenhou papel fundamental na Copa de 2010, na África.