PARIS - Paris, o mais importante palco da moda, aplaudiu na segunda-feira (2) o ousado desfile do brasileiro Pedro Lourenço, o mais jovem dos estilistas que apresentam suas coleções na "Cidade Luz".

Com seus inovadores contrastes de materiais e suas silhuetas sensuais e poderosas, o estilista brasileiro, que é o único latino-americano a desfilar na Semana do prêt-a-porter de Paris, confirmou que, apesar de ter apenas 22 anos, está pronto para jogar no time dos grandes.

O mais interessante da coleção para o próximo verão proposta por Lourenço, que alguns editores de moda consideram "o John Galliano brasileiro", foi sua busca por novos materiais para suas criações.

"Misturei diferentes texturas para criar uma silhueta arquitetural. Usei bordados feitos à mão, tecidos plásticos, telas metálicas e materiais que caem no corpo dando forma, mas conservando a leveza", explicou Lourenço à AFP, depois de seu aplaudido desfile.

Para a próxima temporada de verão, ele propôs saias geométricas muito curtas e muito justas ao corpo, incrustadas com faixas de couro, jaquetas que deixam as costas descobertas, shorts e roupas de banho, e vestidos leves em suave musseline, impressos com figuras geométricas.

Sua paleta de cores misturou tons rosa claro com rosa vibrante e azul celeste; contrastou o vermelho com o negro e mostrou jaquetas brilhantes e juvenis para a noite.

Lourenço, que já é conhecido no mundo da moda brasileiro, onde apresenta suas coleções nas passarelas de São Paulo desde 2006, explicou que, para esta coleção, se inspirou no trabalho do fotógrafo Richard Mosse.

"Em suas fotografias, tiradas com um filme Kodak que já não é fabricado, as paisagens de um verde intenso adquirem belos tons rosados e se tingem de magenta", disse.

Depois do desfile, o estilista brasileiro Abraão Ferreira comentou que, com esta coleção, Lourenço "deu um salto para o melhor do desenho internacional".

"Sua silhueta é muito simples, mas a arquitetura é genial. Mistura a sensualidade do Brasil com a liberdade da mulher contemporânea", destacou.