Arte para refletir sobre o Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Do Portal HD
01/12/2012 às 08:32.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:58
 (Filme Cazuza/Reprodução)

(Filme Cazuza/Reprodução)

No Dia Mundial de Luta Contra Aids, lembramos de uma série de filmes, canções e personalidades que de alguma maneira se relacionam com essa batalha constante pela vida. São momentos em que a vida imita a arte e vice-versa, seja pela inspiração de seguir em frente ou pela reflexão que o assunto gera ano após ano. Confira nossa seleção de filmes e um projeto cultural que faz a diferença.

Os filmes - Top 5


A Cura

Erik é um garoto solitário que atravessa todas as barreiras que o preconceito ergueu e se torna amigo do seu vizinho, Dexter, um garoto de 11 anos que tem Aids. Erik se torna muito ligado a Linda, a mãe de Dexter, e na verdade fica mais próximo dela que da sua própria mãe, Gail, que é negligente com ele e quase nunca lhe dá atenção. Quando os dois garotos lêem que um médico de Nova Orleans descobriu a cura da doença, eles fazem de tudo para chegar até aonde está o especialista.

 


Meu Querido Companheiro

Grupo de amigos gays passa a demonstrar sinais de preocupação com as primeiras notícias de jornal falando sobre a Aids. Logo alguns deles apareçam seriamente doentes. Em questão, as dúvidas, a maneira como encarar o futuro e a importância da solidariedade.

 

 

Filadelfia

Andrew Beckett é um promissor advogado que trabalha para um tradicional escritório da Filadélfia. Após colegas da empresa descobrirem que ele é portador do vírus da Aids, o advogado é demitido. Ele contrata os serviços de Joe Miller, um advogado negro que é homofóbico. Durante o julgamento, este homem é forçado a encarar seus próprios medos e preconceitos.

 


Cazuza

A vida louca que marcou o percurso profissional e pessoal do cantor e compositor Cazuza, do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos: o sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo, as músicas que falavam dos anseios de uma geração, o comportamento transgressor e a coragem de continuar a carreira, criando e se apresentando, mesmo debilitado pela Aids.

 


Carandiru

Um médico se oferece para realizar um trabalho de prevenção a Aids no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Lá ele convive com a realidade atrás das grades, que inclui violência, superlotação das celas e instalações precárias. Porém, apesar de todos os problemas, o médico logo percebe que os prisioneiros não são figuras demoníacas, existindo dentro da prisão solidariedade, organização e uma grande vontade de viver.
 

 

Red Hot Organization: engajando jovens em todo mundo

 

A Red Hot Organization foi criada em 1989. Reuniu mais de 400 artistas, produtores e diretores que contribuíram  para 16 álbuns complilados. Com eles, foram arrecadados mais de 10 milhões de dólares.
 

Uma versão brasileira foi lançada em 1996: o álbum Red Hot + Rio. Produzido por Paul Heck, a edição é uma homenagem ao estilo musical Bossa Nova, em especial, à música de Antônio Carlos Jobim. Este álbum demonstrou ser um dos projetos mais bem sucedidos da série Red Hot.

Artistas brasileiros, incluindo Tom Jobim, Astrud Gilberto, Gilberto Gil e Caetano Veloso estão entre os colaboradores do projeto. Junto com eles, muitas estrelas da música como David Byrne, Sting e George Michael.

Saiba mais no site da instituição.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por