Novo Homem-Aranha está mais próximo da realidade adolescente

Paulo Henrique Silva - Do Hoje em Dia
06/07/2012 às 13:01.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:22
 (Sony/Divulgação)

(Sony/Divulgação)

Um dos grandes acertos de “O Espetacular Homem-Aranha”, que reinicia a saga do personagem nos cinemas, é fazer de Peter Parker um adolescente mais verossímil em relação às suas incertezas e culpas.

Com Tobey Maguire na pele do aracnídeo, nos filmes anteriores, a impressão era de que estávamos diante de um estereótipo de adolescente. Embora essa fase da vida tenha seus momentos de puro clichê, o novo longa-metragem, que estreia nesta sexta-feira (6) em metade do circuito exibidor brasileiro, consegue ser mais verdadeiro.

O que era apenas o ponto de partida nas mãos do diretor Sam Raimi, agora é o grande tema, com cada subtrama apresentada de forma orgânica dentro da construção do herói.

Marc Webb (de “500 Dias com Ela”) acentua os conflitos que se estabelecem no principal núcleo de qualquer garoto: a família. É por isso que, pela primeira vez, a participação de tio Ben e tia Mary deixam de ser meramente decorativas.

A partir deles, Parker viverá seu rito de passagem para a fase adulta, sendo obrigado a lidar com as responsabilidades, em que a defesa da cidade é tão importante quanto o valor à família.

Andrew Garfield tem papel fundamental para a eficácia desse enfoque. O ator consegue passar muito bem a postura insegura e rebelde do personagem e não terá dificuldades para superar Maguire como o Homem-Aranha preferido do público.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por