Hamilton vence, Massa cede lugar para Alonso e fica em 4º

Gazeta Press
09/09/2012 às 10:40.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:07
 (DIMITAR DILKOFF/AFP)

(DIMITAR DILKOFF/AFP)

O britânico Lewis Hamilton (McLaren) venceu o Grande Prêmio da Itália, realizado na manhã deste domingo (9). Superado ainda pelo mexicano Sergio Perez (Sauber), o espanhol Fernando Alonso contou com o jogo de equipe da Ferrari para terminar em terceiro e aumentar a vantagem na liderança do campeonato.

Com sete etapas para o final da temporada, Alonso contabiliza um total de 179 pontos ganhos. O triunfo em Monza levou Hamilton ao segundo lugar do campeonato, com 142 pontos. A terceira colocação é do finlandês Kimi Raikkonen (Lotus), com um ponto a menos.

Depois de sofrer uma falha mecânica no treino classificatório, Alonso largou apenas no 10º posto e, após adotar uma postura agressiva, assumiu o terceiro lugar. Na 40ª volta, o então segundo colocado Felipe Massa cedeu sua posição ao companheiro - ambos ainda seriam ultrapassados por Perez, o que deixou o brasileiro fora do pódio.

Com o quarto lugar, Massa repete seu melhor resultado na temporada, também logrado no Grande Prêmio da Inglaterra. O também brasileiro Bruno Senna (Williams) fez uma corrida apenas discreta e terminou no 10º posto. A próxima etapa do campeonato está marcada para Cingapura, no dia 23 de setembro.

A corrida - Posicionado na terceira colocação do grid, seu recorde nesta temporada, Massa largou bem e tomou o segundo lugar do britânico Jenson Button (McLaren). Ele ainda tentou atacar Lewis Hamilton, mas o piloto da McLaren soube como defender a liderança.

Bruno Senna também começou bem e assumiu o 10º posto, subindo três posições. Na quinta volta, contudo, ele tocou na Mercedes do alemão Nico Rosberg, passou por fora da chicane e perdeu um lugar. No oitavo giro, caiu mais uma colocação ao forçar uma ultrapassagem sobre o escocês Paul di Resta (Force India).

Posicionado apenas na 10ª colocação do grid de largada, Fernando Alonso adotou uma postura agressiva desde o começo da corrida. Arrojado, ele iniciou uma série de ultrapassagens até assumir a sexta colocação, atrás do alemão Michael Schumacher (Mercedes).

Na 19ª volta, Button devolveu a ultrapassagem sobre Massa e retomou a segunda colocação. Em seguida, o brasileiro visitou os boxes da Ferrari e foi o primeiro a parar entre os principais candidatos à vitória. Logo depois, Alonso e Vettel fizeram o mesmo. No 23º giro, foi a vez de Button, seguido por Hamilton.

No retorno à pista, Alonso e Vettel travaram uma briga acirrada pelo quinto posto. Na 26ª volta, o espanhol forçou a ultrapassagem, o alemão abriu e a Ferrari fez uma rápida passagem pela grama - durante a prova, o atual campeão foi obrigado a passar pelos boxes como punição pela manobra. No 29º giro, o ferrarista finalmente conseguiu a ultrapassagem.

Sérgio Perez chegou a liderar a corrida, mas finalmente visitou os boxes na 30ª volta e a ordem normal da prova foi retomada, com a liderança de Hamilton. No 34º giro, Button sofreu uma falha mecânica e abandonou a corrida. Assim, o segundo posto ficou com Massa, seguido por Alonso.

Na medida em que o piloto espanhol é o atual líder do campeonato, o brasileiro facilitou a passagem de seu companheiro de equipe para a segunda colocação na 40ª volta. No 44º giro, Perez ultrapassou Massa com facilidade e partiu para cima de Alonso, superado na 46ª volta.

No 48º giro, Vettel abandonou a corrida por falha mecânica. O australiano Mark Webber (Red Bull) também teve problemas e abandonou na penúltima volta. Favorecido pela saída dos pilotos da equipe austríaca, Alonso cruzou a linha de chegada em terceiro, atrás de Hamilton e Perez. Felipe Massa foi o quarto e Bruno Senna, o 10º colocado.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por