Ingredientes

2 colheres (sopa) de margarina (26 g)
1 ½ embalagem de Bacon em Cubos (300 g)
1 cebola picadinha (160 g)
5 xícaras (chá) de farinha de mandioca biju (375 g)
1 ½ xícara (chá) de castanha-do-pará (180 g)
½ maço de salsinha picado (40 g)
sal e pimenta-do-reino
2 kg de filé de anchova fresco
suco de 1 limão (50 ml)

Modo de Preparo

Em uma frigideira, derreta a margarina, adicione o bacon e frite-o, em fogo baixo, por 8 minutos, ou até que esteja bem dourado. Adicione a cebola e refogue por 2 minutos, ou até que fique transparente.

Em seguida, adicione a farinha e toste-a, com o fogo ainda baixo, por 25 minutos (mexendo constantemente), ou até que a farinha fique bem tostada, crocante e dourada.

Enquanto isso, rale metade das castanhas no ralo fino e adicione à farofa. Com o restante das castanhas, faça lascas utilizando uma faca afiada.

Quando a farofa estiver pronta, desligue o fogo, incorpore a salsinha e tempere com sal e pimenta-do-reino. Retire a farofa da panela para ela não passar do ponto.

Tempere os filés de peixe com sal e pimenta-do-reino e recheie-os com a farofa: disponha um filé sobre uma tábua, coloque um pouco da farofa e enrole-o, obtendo um rolinho de peixe recheado. Repita esse procedimento com o restante dos filés.

Leve-os ao forno por 15 minutos ou até o peixe estar totalmente cozido (espete um palito na parte mais grossa do peixe, ele deverá passar sem nenhuma resistência até o fim).

Toste as lascas de castanha na frigideira por 1 minuto e adicione-as à farofa restante.

Sirva o peixe em uma travessa acompanhado da farofa.

Dica

Prepare essa receita com 1 filé inteiro de 2 kg para uma ocasião mais especial: com o auxílio de uma faca, abra o filé ao meio, sem ir até o fim (de modo que você tenha um envelope), tempere o peixe com sal, pimenta e o suco do limão e recheie-o com a farofa.Utilize outros peixes, como pescada amarela, truta, linguado ou badejo.

* receita cedida pela Perdigão.