Ingredientes

Para o chimichurri:
1 ½ maço de salsinha picado (120 g)
3 dentes de alho bem picados (15 g)
½ cebola pequena bem picada (30 g)
½ colher (chá) de sal (4 g)
½ colher (chá) de pimenta calabresa (4 g)
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto (26 ml)
1 colher (sopa) de suco de limão (13 ml)
1 ½ xícara (chá) de azeite (300 ml)

Para o bife ancho:
1 pacote de Bife Ancho (1,1 kg)
½ xícara (chá) de sal grosso (65 g)
1 maço de cebolinha (só a parte branca) (35 g)
2 colheres (sopa) de azeite (26 ml)
1 colher (sopa) de sal refinado (8 g)

Modo de Preparo

Na véspera, faça o chimichurri: misture todos os ingredientes e deixe descansar de um dia pro outro, para incorporar os sabores.

Prepare o bife ancho: corte o bife ancho em fatias de 5 cm. Bata o sal grosso no liquidificador, para quebrá-lo um pouco, e tempere os bifes com esse sal.

Retire a raiz da cebolinha e lave-a bem. Tempere com o azeite e o sal refinado.

Leve as fatias para grelhar na churrasqueira já quente (sem chamas), a 30 cm da brasa, por 7 minutos, ou até que comecem a verter líquido por cima. Vire os bifes e deixe por mais 7 minutos. Quando virar os bifes, coloque as cebolinhas para grelhar, a 30 cm da brasa, por 3 ou 4 minutos de cada lado.

Retire os bifes e a cebolinha da churrasqueira com o auxílio de um pegador. Sirva-os ainda quentes, cortando os bifes em tiras. Coloque um pouco de chimichurri por cima da carne e sirva acompanhada de cebolinha.

Variações: o chimichurri é uma receita típica regional e originalmente caseira. Existem muitas variações de receitas e sabores, e você pode trabalhar modificando algumas proporções para adaptá-la ao seu gosto, como sugerido a seguir:
• substitua, parcialmente ou totalmente, a salsinha por coentro;
• adicione ½ maço de orégano;
• aumente a receita em até 4 dentes de alho;
• adicione mais (ou menos) sal;
• adicione mais (ou menos) pimenta calabresa;
• retire o vinagre;
• retire o limão.

Com o tempo, você vai achar a proporção que melhor se adequa ao seu gosto. 

Dica

Para acender a churrasqueira: forre-a com uma camada fina de carvão e prepare 16 rolinhos de jornal. Coloque metade deles em paralelo a uma das laterais da churrasqueira e os outros oito por cima, perpendiculares aos de baixo.

Cubra com outra camada de carvão e despeje 5 tampinhas de álcool por cima, em diferentes pontos da churrasqueira. Jogue um fósforo aceso sobre o local e afaste-se imediatamente. Espere até a churrasqueira estar bem quente, com todo o carvão em brasa (cerca de 40 minutos). - O sal grosso triturado é ideal para grelhar carnes menores.

A carne tem um tempo de grelha menor, portanto, usa-se um sal um pouco mais fino, para que ele possa derreter e para que não seja necessário bater nas carnes para retirar o sal grosso não dissolvido. - O bife ancho é um corte tradicional argentino e se trata da parte traseira do contra filé.

É uma carne um pouco mais macia que o ancho e possui um pedaço de gordura entremeada na carne e gordura marmorizada (pequenas linhas brancas ao longo de toda a carne), o que a torna uma carne um pouco mais suculenta.

Pode ser servida sem a adição de sal, ou colocando-o apenas na hora de comer. Trata-se de uma carne muito saborosa, e a ausência do sal ajuda a valorizar a textura e o sabor da carne e dos temperos que a acompanham.

 

* receita cedida pela Perdigão.