Faça uma suculenta e deliciosa Coxa de Frango à Baiana

* Hoje em Dia
12/06/2014 às 14:31.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:58
 (Divulgação/Perdigão)

(Divulgação/Perdigão)

Ingredientes

½ xícara (chá) de óleo (100 ml)
1 colher (café) de sal (4 g)
2 ovos (120 g)
¼ de xícara (chá) de açúcar (40 g)
2 tabletes de fermento biológico fresco (30 g)
1 ½ xícara (chá) de fubá (180 g)
3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada (360 g)
4 xícaras (chá) de castanha-do-pará (500 g)
2 colheres (chá) de tempero baiano
2 colheres (sopa) de extrato de tomate (26 g)
1 colher (chá) de colorau
1 embalagem de Coxa com Osso e Pele (1 kg)
sal e pimenta-do-reino
suco de 2 limões
2 colheres (sopa) de margarina derretida (50 g)
3 dentes de alho picados
½ cebola picada

Modo de Preparo

Pão:
Bata 1 xícara (chá) de água, o óleo, o sal, os ovos, o açúcar e o fermento no liquidificador até obter um líquido homogêneo. Transfira-o para uma vasilha, adicione o fubá e mexa bem, com uma colher de pau, até que esteja totalmente envolvido pelo líquido. Então, adicione a farinha de trigo aos poucos, sempre mexendo, até que seja completamente incorporada.

Quando a massa começar a desgrudar da vasilha, despeje-a em uma superfície limpa e seca polvilhada com farinha de trigo e sove a massa, sempre polvilhando farinha. Quando a massa não grudar mais no balcão, coloque-a em uma assadeira polvilhada com farinha de trigo e cubra com um pano limpo. Reserve em local seco e fresco por 15 minutos.

Retire a massa da assadeira e despeje-a novamente na superfície enfarinhada. Enrole a massa, obtendo um grande rolo com 10 cm de largura, e corte fatias com 5 cm de largura. Faça bolinhas com estes pedaços e disponha-as em uma assadeira untada com óleo. Deixe descansar por 30 minutos, ou até a massa dobre de tamanho.
Asse os pães em forno pré-aquecido (180 °C) por 15 minutos, ou até que os pães estejam dourados.

Coxas:
Tempere as coxas com sal, pimenta e o suco de limão e deixe-as marinando por 15 minutos.

Bata a castanha no liquidificador com 1 ½ xícara (chá) de água até obter uma pasta branca. Então, passe essa pasta por uma peneira fina, pressionando para retirar o líquido.

Misture ao “leite de castanhas” o tempero baiano, o extrato de tomate e o colorau e mexa bem até que os ingredientes se dissolvam.

Em uma panela grande e alta, derreta a margarina e refogue a cebola, o alho e as coxas, mexendo sempre até dourarem. Adicione o leite de castanha temperado e, se necessário, ajuste o sal. Cozinhe por 20 minutos, ou até que as coxas estejam macias. Caso o leite não cubra as coxas, adicione água até cobri-las.

Sirva as coxas juntamente com o caldo do cozimento em um prato fundo, com o pão de fubá ao lado. 

Dica

A castanha que ficou na peneira pode ser congelada em pote bem vedado. Utilize em bolos, biscoitos ou toste em frigideira anti-aderente para fazer farofas doces. O tempero baiano é facilmente encontrado em feiras livres e supermercados e consiste em uma mistura de cominho, coentro em pó, cúrcuma, pimenta-do-reino branca, pimenta caiena e orégano.

* receita cedida pela Perdigão.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por