Ingredientes

6 colheres (sopa) de Manteiga (78 g)
3 dentes de alho picados (15 g)
1 cebola pequena picada (80 g)
1 pacote de Ervilha Congelada (300 g)
½ xícara (chá) de aveia em flocos (30 g)
2 ovos (120 g)
2 ramos de hortelã (folhas) (5 g)
Sal e pimenta-do-reino
2 cebolas roxas em fatias finas (320 g)
1 colher (sopa) de açúcar mascavo (12 g)
1 caixa de Creme de Leite UHT (200 g)
1 limão taiti

Modo de Preparo

Derreta duas colheres (sopa) de manteiga em uma frigideira, refogue o alho e, assim que ele começar a dourar, adicione a cebola. Refogue por mais 2 minutos e adicione as ervilhas congeladas. Cozinhe por 8 minutos, ou até que elas descongelem totalmente.

Coloque as ervilhas refogadas em um processador de alimentos, adicione a aveia, os ovos e os ramos de hortelã, e tempere com sal e pimenta-do-reino. Bata por 2 minutos, ou até obter uma massa firme.

Divida essa massa em 4 partes e molde cada uma delas no formato de um hambúrguer.

Aqueça mais duas colheres (sopa) de manteiga e coloque as cebolas roxas. Cozinhe em fogo baixo por 15 minutos, mexendo de vez em quando, até que a cebola comece a secar. Adicione o açúcar e continue mexendo constantemente por mais 15 minutos, ou até que a cebola fique caramelizada (ao provar, ela deverá estar doce).

Adicione o creme de leite, tempere com sal e pimenta-do-reino e ajuste o tempero com algumas gotas de limão, para equilibrar o sabor.

Derreta o restante da manteiga em uma frigideira e grelhe os hambúrgueres por 4 minutos de cada lado, ou até que fiquem dourados.

Sirva os hambúrgueres com o molho de cebola, acompanhados de tomatinhos temperados com azeite, limão e sal.

* receita cedida pela Perdigão.