Altamiro Carrilho ganha homenagem no Conservatório

Do Hoje em Dia
13/08/2012 às 10:57.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:25
 (Carlos França/Divulgação)

(Carlos França/Divulgação)

Nesta segunda-feira (13), às 20 horas, o grupo Piolho de Cobra rende homenagens a Altamiro Carrilho no "Projeto Pizindin", no Conservatório UFMG (avenida Afonso Pena, 1.534). A ideia é destacar um dos principais instrumentistas e figuras do choro e da música popular brasileira.

O grupo encara o show de logo mais à noite como um desafio. Mas tudo leva a crer que os integrantes vão obter êxito. Com nove anos de existência, o Piolho de Cobra é atualmente formado por Evandro Archanjo (flauta, flautim e clarineta), Tião do Bandolim (bandolim), Rafael Zavagli (cavaco), Rubens Costa (pandeiro), Mozart Secundino (violão de 6 cordas) e Gustavo Monteiro (violão de 7 cordas).

Além de fazer parte do cenário musical mineiro, o grupo já participou de vários festivais de choro e, desde do início de sua trajetória, se apresenta no bar A Casa de Cultura, tradicional reduto da boa música em Belo Horizonte. Aos domingos, o espaço costuma receber músicos convidados e amigos que se integram à roda de choro. Aliás, alguns devem incorporar a apresentação.

Vale a pena prestar atenção na performance de Mozart Secundino, que já está chegando ao marco dos 90 anos. "Seu" Mozart, como é conhecido, é das pessoas mais queridas da música mineira, tendo já recebido diversas homenagens não só por conta da sua conhecida simpatia, mas sim também em razão do seu violão, aquele de 6 cordas de regional, que exige alto grau de concentração e, claro, bom gosto. É consenso: Mozart detém essa sabedoria e os demais integrantes do grupo sentem-se privilegiados por poder dela desfrutarem.

Em 2012, a cada segunda-feira, o "Pizindin" se debruça sobre a obra de um compositor ou tema e ganha uma apresentação feita pela musicista Beatriz Myrrah, contando um pouco da história de cada homenageado. Os espetáculos se realizam às segundas-feiras, sempre às 20 horas, com exceção da última segunda-feira de cada mês.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por