Após "Twelve", disco de covers, Patti Smith volta a mostrar inéditas

Patrícia Cassese - Do Hoje em Dia
01/10/2012 às 11:27.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:42
 (Divulgação)

(Divulgação)

Mais do que "apenas" ser ouvido, "Banga" (Sony Music), novo disco de Patti Smith, merece ser estudado, tal o número de referências que perpassam as 12 faixas. E o título. Banga é o nome que o escritor Mikhail Bulgárov dá ao cão que acompanha seu dono, Pôncio Pilatos, por dois mil anos, à porta do Paraíso, no romance "O Mestre e a Margarida". Curiosamente, várias das citadas referências apontam para a Itália, o que a cantora confirmou em entrevistas.

Muitas inclusive foram geradas quando Smith fez um cruzeiro pelo Costa Concordia – sim, o navio que naufragou em janeiro, na Toscana. Os sinais de um flerte com a Itália surgem, por exemplo, já na faixa "Amerigo", referência a Américo Vespúcio. Já "Constantine’s Dream" é dedicado ao afresco de Piero della Francesca, em Arezzo. O grupo italiano Casa del Vento, da cidade, participa. No cômputo geral, "Banga" flagra Patti Smith angustiada com o que o homem vem fazendo ao planeta, o que mais do que transparece no desenlace, com "After The Gold Rush", de Neil Young. A faixa se encerra com um coro de crianças e inclui participação dos filhos da cantora, Jesse Paris (piano) e Jackson Frederick (guitarra acústica).

Amy Winehouse

"Seneca", por seu turno, foi inspirada em seu afilhado, Seneca Sebring, filho de Steven Sebring, que dirigiu "Dream of Life", sobre PS, em 2007. A faixa "Maria" é para Maria Schneider, que Patti Smith conheceu nos anos 70. Amy Winehouse também é lembrada, no caso pela canção "This is The Girl". E "Nine" é um presente a Johnny Depp.

A tragédia que se abateu sobre o Japão ano passado norteia "Fuji-San". Já o primeiro single "April Fool" reporta-se a Gogol, e convida a infringir regras. Mas tem muito mais. A dica? Escute. E estude.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por