Diogo Nogueira lança DVD gravado ao vivo em Cuba

Cinthya Oliveira - Do Hoje em Dia
10/09/2012 às 10:50.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:09
 (Washington Possato/Divulgação)

(Washington Possato/Divulgação)

Diogo Nogueira realizou um grandioso show em Havana. E transformou a performance num belo DVD, que mistura cenas da apresentação a entrevistas e passeios pela terra de Fidel Castro. O Teatro Karl Marx ficou lotado dia 1º de novembro do ano passado para receber o show, com direito a banda (14 músicos) e um telão de alta definição.

Mas quem, afinal, compunha aquele público? Fica claro que boa parte era formada por brasileiros, mas é difícil dizer se todos eram turistas. E seriam tantos cubanos assim, a pagar para assistir a uma apresentação que, mesmo no Brasil, teria um custo alto?

Estratégia

A verdade, não bem explicada no DVD, é que Nogueira foi convidado pelo governo brasileiro a cantar para empresários que participaram da Feira Internacional de Havana – uma estratégia de promoção cultural do país. O artista, então, aproveitou a deixa para registrar seus passeios por Havana (inclusive a uma escola de música), dando, ao projeto, um tom de documentário.

O DVD mostra que, mais uma vez, Nogueira soube vislumbrar a chance de mostrar que faz sucesso porque é bom (e não só por ser filho de João Nogueira). O bacana é que o artista pôde realizar um registro audiovisual que foge um pouco das pouquíssimas fórmulas repetidas à exaustão pelo mercado.

O repertório conta com sucessos absolutos do samba-pagode, como "Vazio", "Madalena", "Deixa Eu Te Amar", "O Que É, O Que É", "É", "Verdade Chinesa", "Vou Festejar" entre outros.

Interação

Há, ainda, um espaço para a música cubana, quando "El Cuarto de Tula" (do Buena Vista Social Club) ganha a participação do grupo Los Van Van. Bem editado, o registro mostra como o público interage muito bem com todo o material.

O maior problema está na contracapa e no encarte do produto. Mais do que suprimir informações que poderiam ser interessantes ao público – como dados sobre a circunstância em que o show foi realizado – há, ainda, dados equivocados.

A sequência musical sugerida na contracapa não confere com a apresentada no documentário – no vídeo, a primeira música a ser apresentada é "Vazio", seguida de "Ex-amor", enquanto a contracapa diz que é "Verdade Chinesa".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por