Gilberto Gil completa 70 anos de vida e faz as malas para Londres

Do Hoje em Dia com Portal HD
26/06/2012 às 07:41.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:05
 (Divulgação)

(Divulgação)

Tem setentão novo na praça. Gilberto Passos Gil Moreira, ou simplesmente Gilberto Gil, completa, nesta terça-feira (26), 70 primaveras, com direito a um presente aos fãs, por meio do YouTube, que vai apresentar uma hora do show “Concertos de Corda e Máquinas de Ritmo”, que o cantor e compositor baiano fez e gravou, em DVD, no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dirigido por Andrucha Waddington. O produto será lançado oficialmente em novembro.

Na noite do show, em maio último, Gilberto Gil se apresentou acompanhado pela Orquestra Petrobrás Sinfônica, sob a regência de Carlos Prazeres e Jaques Morelenbaum.

No palco, outro destaque foi a banda que acompanha o cantor, formada pelo próprio Morelenbaum (violoncelo), além de Nicolas Krassik (violino), Bem Gil (violão) e Gustavo di Dalva (percussão).

De qualquer maneira, Belo Horizonte acabou sendo incluída na rota das comemorações: dentro do Festival Natura Musical, Gil subiu ao palco do Expominas, no domingo (24). E abriu o show com músicas do CD “Fé na Festa”, totalmente dedicado ao universo das festividades juninas e ritmos nordestinos. Para entrar no clima, os músicos da banda estavam todos vestidos de xadrez. O baiano recebeu, do público, felicitações e coros de “Parabéns para você”.

Gilberto Gil surpreendeu e encantou o público quando apareceu, no palco, ao lado de uma holografia sua, vestido de sertanejo e tocando acordeon – seu primeiro instrumento, presente do seu pai há 50 anos – durante a música “Lamento Sertanejo”. Detalhe: foi a primeira vez no Brasil, em show, que foi feita esta intervenção tecnológica de conteúdo – recentemente, aplicada com o rapper Tupac. O cantor também recebeu no palco as cantoras Marcia Castro e Roberta Sá, que se apresentaram durante o Festival na Praça JK.

Back2Black

Mas a agenda de Gilberto Gil não para. O artista participa do “Back2Black”, que acontecerá pela primeira vez em Londres, na Inglaterra, entre os dias 29 e 1º de julho e fará parte da programação cultural paralela às Olimpíadas de 2012.

A edição londrina do “Back2Black” acontecerá na Old Billingsgate, uma construção centenária, de 1850, à beira do Rio Tâmisa, que tem um ambiente similar ao da desativada Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro, sede das três versões do festival.


E enquanto o show que será exibido no YouTube nesta noite não começa, que tal ir cantando alguns sucessos do artista?
  "Esperando na Janela"



"Lamento Sertanejo"



"Expresso 2222"



"Three Little Birds"

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por