"I Love Jazz" traz cinco atrações internacionais à Praça do Papa

Cinthya Oliveira - Do Hoje em Dia
02/08/2012 às 10:59.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:03
 (Vincent Isola/Divulgação)

(Vincent Isola/Divulgação)

Quem gosta daquele bom e velho jazz suingado e dançante, tão cultuado entre os anos de 1920 e 1950, não pode perder a programação da quarta edição do festival internacional "I Love Jazz". O evento conta com três dias de shows gratuitos na Praça do Papa.

As apresentações contam com as atrações internacionais Scott Hamilton Quartet, Terence Blanchard Quintet, Dukes of Dixieland, Meschiya Lake and the Little Big Horns e George Gee Swing Orchestra.

Além de Belo Horizonte, o evento acontece em Brasília, nos próximos sábado (4) e domingo (5), e no Rio de Janeiro, entre os dia 7 e 9 deste mês.

De acordo com o diretor geral e curador do festival, Marcelo Costa, a programação deste ano está mais diversificada ainda do que as edições anteriores. "A programação conta com um bom número de artistas estreantes no festival. Nós escolhemos as atrações pensando na qualidade dos grupos e na diversidade de estilos", afirma.

Ele aponta o trompetista Terence Blanchard com um grande destaque da programação. "Ele é um grande músico norte-americano, já venceu cinco Grammys e fez trilhas sonoras para muitos filmes e musicais da Broadway", explica Costa, que também tece elogios ao saxofonista Scott Hamilton. "É o melhor do mundo quando no swing".
 
Para os que gostam de dançar, a boa pedida é o Dukes of Dixieland, que aposta no jazz tradicional de Nova Orleans. O grupo tem mais de 38 anos de tradição musical. Também promete ser divertida a apresentação do George Gee Swing Orchestra, que segue a linha do boogie nova-iorquino. A banda é formada por 12 integrantes e participou de algumas "batalhas de bandas" realizadas em seu país.

Uma atração confirmada esta semana é o grupo mineiro Caffeine Trio, capitaneado pela cantora Silvia Klein. A banda Happy Feet Jazz Band e o saxofonista Bernardo Fabris completam a lista de atrações nacionais.

Confortável

O objetivo da organização do evento é atrair um público próximo ao da edição do ano passado – cerca de 8 mil espectadores em cada dia de apresentação. "O público não é numeroso, mas é de grande qualidade. É formado por pessoas realmente interessadas, que estão sempre pesquisando sobre jazz", conta Costa.

Além da sequência de shows, o evento tem ainda duas master class no Rio de Janeiro. A cantora Judy Carmichael, que desde a primeira edição contribui para a curadoria, dessa vez se apresenta apenas no Rio.

Confira a programação

Sexta

19 horas: Scott Hamilton Quartet
20h30: Terence Blanchard Quintet

Sábado

17 horas: Caffeine Trio
18h45: Bernardo Fabris e convidados
20h30: Dukes of Dixieland

Domingo

17 horas: Happy Feet Jazz Band
18h45: Meschiya Lake and The Little Big Horns
20h30: George Gee Swing Orchestra

As apresentações acontecem na Praça do Papa, e a entrada é gratuita.
Mais informações: www.ilovejazz.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por