Milhares de fãs fazem uma verdadeira procissão em memória de Elvis Presley

AFP
16/08/2012 às 16:43.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:31
 (Robert MacPherson/AFP)

(Robert MacPherson/AFP)

MEMPHIS - Milhares de fãs marcharam em procissão, sob a luz de velas, na madrugada desta quinta-feira (176), em Memphis, nos Estados Unidos, para prestar homenagem a seu "Deus" da música, Elvis Presley, falecido há 35 anos, em 16 de agosto de 1977.

A multidão, bastante velha, mas sempre apaixonada, homenageou o Rei em frente a sua propriedade, Graceland, em um ritual quase religioso.

"Se você nunca participou de uma Semana Elvis, nunca vai entender por que estamos aqui", disse Janet Mathis, uma funcionária de uma universidade do Texas (sul), enquanto espera sua vez de entrar pelas portas da famosa vila onde está sepultado, ao lado de seus pais, o cantor morto em seu banheiro aos 42 anos de idade.

"Todo mundo aqui compartilha o mesmo estado de espírito", afirmou Warren, marido de Janet, já aposentado. "Estamos aqui para prestar homenagem a Elvis, para fazer parte de alguma coisa".

De acordo com a polícia, que supervisionou o evento de um helicóptero sobrevoando as 6 vias lotadas do boulevard Elvis Presley, cerca de 75 mil fãs compareceram, vindos de todo o país e até do exterior.

Fiel, Yolande Makarof, do norte da França, está em sua sexta peregrinação a Memphis (e "não será a última", assegura). "Primeiro eu descobri uma foto de Elvis, depois sua voz. Descobri um homem muito simples, humano, com muito carisma", conta. "Então decidi vir a Memphis uma vez, e esta já é a sexta vez".

A viúva Priscilla e a filha do astro, Lisa Marie, participaram da homenagem, que reuniu tantos fãs quanto o funeral do roqueiro há 35 anos.

Elas falaram por pouco mais de um minuto, mas foi o suficiente para embalar a multidão.

"Eu sei que Elvis nunca poderia imaginar o que está acontecendo aqui", declarou Priscilla, que foi casada por seis anos com o cantor, mas que se manteve próxima a ele, mesmo depois de seu divórcio, em 1973. Lisa Marie, que também se casou com um outro astro atemporal, Michael Jackson, fez sua primeira visita ao evento entre os fãs, vestida de preto.

"Eu sempre evitei este momento, porque estava com medo que isto fosse muito emocional, mas achei que seria importante estar aqui esta noite com vocês", disse ela, acrescentando: "Eu amo muito, muito, vocês e estou honrada em vê-los aqui, somos gratos por fazerem parte de nossas vidas".

Cantora e compositora, Lisa Marie Presley, de 44 anos, acaba de lançar um novo álbum (o último foi de 2005).

Devido à presença das duas mulheres, os organizadores desta Semana Elvis, que acontece todos os anos, acreditam que este evento será o mais visto de todos.

A vigília à luz de velas, que a cada ano ganha ares quase místicos, é considerada o ponto alto deste período de comemoração. Entre peças escolhidas pelos mais íntimos, tocadas em alto-falantes, um momento de silêncio é realizado.

Nesta quinta, um concerto no estádio da cidade, que terá a participação das duas mulheres, além dos membros sobreviventes do grupo de Elvis, permitirá aos fãs ouvir músicas do "Rei" e outras canções que o inspiraram, blues, gospel e música country.

A Semana Elvis, que dura nove dias, teve início na quarta-feira em Memphis. Ela acontece em torno de uma tenda de 1.200 lugares, equipada com ar condicionado e posicionada em frente à Graceland.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por