Paul McCartney, uma das maiores lendas vivas do rock'n'roll, comemora nesta segunda-feira (18) seus 70 anos. O ex-Beatle, um dos baixistas mais famosos do mundo, nasceu em 18 de junho de 1942, em Liverpool, região noroeste da Inglaterra, e é adorado até mesmo pela rainha Elizabeth II.

Além de baixista e cantor, o artista também é compositor, guitarrista, pianista, empresário, produtor musical e cinematográfico, tendo 29 de suas composições (entre Beatles, Wings e solo) no primeiro lugar das paradas de sucesso dos Estados Unidos.

Hits como "Till There Was You", "Blackbird", "And I Love Her", "Live And Let Die" e "Helter Skelter" são de autoria do músico.

Paul era o grande parceiro musical de Johnn Lennon, com o qual compôs os maiores sucessos dos Beatles. Os dois tinham um acordo e, mesmo quando a letra era escrita apenas por um deles, levava a assinatura Lennon/McCartney. A banda, que nasceu quando a dupla se conheceu, em 1957, teve fim em 1970.

Há quem diga que Yoko Ono tenha motivado o fim do grupo, integrado também por Ringo Starr e George Harrison. Isso tudo porque Lennon, após se unir à artista plática, teria deixado a banda um pouco de lado e Paul teria começado a se destacar. Os Beatles, então, teriam acabado por uma briga de egos.

Em meados dos anos 1960, surgiu uma lenda envolvendo o nome do ídolo. Paul, segundo as teorias, teria morrido em um acidente de carro - evidência que poderia ser encontrada na música "A Day In The Life". E um forte indício teria sido deixado pela banda na capa do álbum Abbey Road (confira abaixo), onde o baixista é o único que aparece sem sapatos (na Inglaterra, é usual enterrar os mortos descalços). Outro detalhe é a placa do carro que aparece na imagem, "LMW 281F", sendo que 28 IF significaria 28 anos se McCartney estivesse vivo.

Paul casou-se pela primeira vez com Linda, uma fotógrafa norte-americana, vegetariana e ativista dos direitos dos animais. Ela morreu em 1998, vítima de câncer, e deixou quatro filhos, três deles com McCartney. Em 2002, o ex-Beatle voltou a se casar. O conturbado relacionamento com a estilista Heather Mills durou quatro anos e terminou num midiático e litigioso divórcio, em 2008. Os dois tiveram uma filha. E em 9 de outubro de 2011, o músico se casou novamente. Desta vez, com a empresária americana Nancy Shevell.

O artista se apresentou no Brasil por diversas vezes nos últimos dois anos, com shows em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Florianópolis.

O último clipe lançado pelo britânico conta com a participação de Natalie Portman e Johnny Depp. Assista!