Rosa Passos canta "A Divina" em Belo Horizonte

Elemara Duarte - Do Hoje em Dia
20/07/2012 às 11:28.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:42
 (Vitor Sá/Divulgação)

(Vitor Sá/Divulgação)

Após cinco anos sem pisar em palcos belo-horizontinos, a cantora Rosa Passos volta à capital munida de repertório da intérprete que tem ares divinais: Elizeth Cardoso. A artista baiana se apresenta no sábado (21), às 21 horas, no Grande Teatro do Palácio das Artes. A abertura do show fica por conta do trabalho autoral do músico Lula Ribeiro.

No show, Rosa faz o lançamento do álbum "É Luxo Só". A curiosidade instiga se imaginarmos como um repertório escolhido para um vozeirão pré-Bossa Nova será interpretado por outra voz, mais delicada, e que é fruto dos reflexos desse movimento. Para se ter uma ideia, Rosa é conhecida como "João Gilberto de Saia".

Mas Rosa não se intimida: "Estou sempre me desafiando. Não quis ficar igual a Elizeth. Gravei com a minha leitura. Como eu, ela é uma cancioneira da MPB", justifica Rosa Passos pelo telefone, de Brasília, onde mora atualmente.

A ideia de gravar canções marcadas pela voz da Divina veio de um presente. "Um amigo me deu um pequeno acervo com as músicas de Elizeth e disse que ela estava esquecida". O mesmo amigo ainda cutucou Rosa sobre a possibilidade de se fazer uma homenagem à artista.
A pesquisa se estendeu e a escolha das canções se deu "por fora". Ou seja, Rosa ouviu músicas de Elizeth que ficaram bem na voz de outras intérpretes e, dessa forma, fez a triagem.

A volta de Rosa Passos aos palcos, depois de uma crise de estresse por excesso de trabalho, tem sido gradual. "Fiquei em casa. Descobri meu lado artesã, fiz tapeçaria e cerâmica. O que me curou foi o convívio com meus animais e o nascimento do meu neto Guilherme, hoje com 2 anos". Por enquanto, Rosa faz shows apenas pelo Brasil. "É Luxo Só" já passou por Brasília, São Paulo e Salvador. Estão no repertório canções como "As rosas não falam", "Diz que fui por aí", "Último desejo" e, "É luxo só" - escrita pelo mineiro Ary Barroso especialmente para Elizeth.

O show acontece dentro da programação do projeto MPB Petrobras. Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por