Carinha bonita não supera falta de conteúdo do Hyundai ix35

Paulo Leonardo - Enviado especial
22/07/2014 às 06:47.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:28
 (Estudio Berlin)

(Estudio Berlin)

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP) – O Hyundai ix35 não chega a ser uma novidade no mercado brasileiro, mas agora as unidades que veremos nas ruas virão, com frequência cada vez maior, da planta da Caoa Montadora de Veículos em Anápolis, Goiás. A fábrica, que já monta outros modelos da marca coreana, como o Tucson e os comerciais leves HR e HD78, recebeu investimentos para fazer o ix35, utilitário esportivo com o qual a montadora pretende reeditar o sucesso comercial do já veterano Tucson, um carro bem ultrapassado, mas que foi um show de vendas por aqui.

O ix35 sai de linha parcialmente nacionalizado. Algumas partes, como o motor e a estamparia, vêm da Coreia do Sul. Para montar o ix35 por aqui, a linha teve que passar por readaptações e aperfeiçoamentos. O sistema de produção passou a contar com 10 robôs, responsáveis por cerca de 50% do trabalho de soldagem.

O teste

Para avaliar como ficou o ix35 brasileiro, participamos de um teste-drive organizado pela Caoa Hyundai, entre Guarulhos e São José dos Campos.

O ix35 tem um bom motor, que até responde bem quando acionado em baixa e média rotações, mas que é totalmente “estrangulado” pelo ultrapassado câmbio automático de quatro velocidades. O carrinho merecia um câmbio mais moderno, que liberasse os 178 cavalos de potência do ix35 (quando abastecido com álcool).

Nas curvas, há que se maneirar, pois o modelo brasileiro não vem com controle de estabilidade – algo que está presente nos seus irmãos maiores, o Santa Fe e o Grand Santa Fe. A impressão que temos é que, em velocidades um pouco maiores, o carro não está “na mão”.

Internamente, o ix35 é confortável. Ergonomicamente, a distribuição dos comandos funciona bem. Mesmo assim, nota-se que poderia ter mais conteúdo, inclusive em termos de segurança. Ele tem apenas dois airbags frontais (motorista e passageiro). Por R$ 98.950 (seu preço de fábrica), esperava-se pelo menos airbags e cortinas laterais, além do já citado controle de estabilidade, que melhoraria substancialmente a dirigibilidade e a segurança na condução.

Os itens de entretenimento estão de acordo com a tendência, com painel em LED e kit multimídia completo, com rádio, CD player, GPS, Bluetooth, câmera de ré e conexão iPod/USB.

Viajou a convite da Caoa.

Ficha técnica

Hyundai ix35 2.0

Automático Flex

MEDIDAS

COMPRIMENTO 4,41m

LARGURA 1,82m

ALTURA 1,65m

ENTRE-EIXOS 2,64m

PORTA-MALAS 728 l

TANQUE DE
COMBUSTÍVEL 58l

PESO 1.500kg

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

MOTOR
4 cil. em linha, DOHC 2.0 litros, bicombustível, 16V

POTÊNCIA
178 cv a 6.200 rpm

TORQUE
21,8 mkgf a 4.800 rpm

TRAÇÃO
dianteira

TRANSMISSÃO
Automática de 4 veloc.

SUSPENSÃO
independente, sendo McPherson na frente e Dual-Link atrás

FREIOS
a disco nas 4 rodas, sendo disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira, ABS + EBD

PNEUS
225 / 55 R18


NÚMEROS

CONSUMO
Urbano
6,9 km/l
Estrada
9,3 km/l

VELOCIDADE MÁXIMA (*)
Não informada

ACELERAÇÃO
0 A 100 KM/H (*)
10,8 segundos

CONTEÚDO E OPCIONAIS
Airbag para condutor e passageiro, ar-condicionado eletrônico manual, Cruise Control, computador de bordo, bancos de couro, alarme/imobilizador, painel de instrumentos e console central do painel com iluminação em LED’s azuis, canalização do ar para os pés dos passageiros de trás, câmera de ré, sensor de distância na traseira, autoacendimento dos faróis, barras de proteção laterais, botão de partida (Smart Key), travamento e destravamento das portas a distância pelo key less , comandos no volante, multimídia com GPS integrado, entrada para iPod/USB/Auxiliar, conexão Bluetooth com celulares e tablets, rodas de liga leve.
* Montadora não deixa claro quais são os itens exclusivamente opcionais.

PREÇOS
COMPLETO
R$ 98.950,00
(*) Dados do fabricante 

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