Dança dos esticados: Novo segmento de sedãs ganha mercados emergentes

Marcelo Ramos - Do Hoje em Dia
28/08/2012 às 07:23.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:48
 (Divulgação)

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O leitor conferiu anteriormente a avaliação do Fiat Grand Siena, que se enquadra no novo segmento de sedãs compactos, que permeiam entre os três volumes populares e os chamados premium, como Ford New Fiesta, Volkswagen Polo Sedan e Honda City. E a boa aceitação desse novo nicho se dá pela combinação de conceitos, como amplo espaço interno e para bagagem, assim como motorização mais vigorosa que as unidades 1.0, além de itens de comodidade e segurança (airbag duplo e freios ABS), que já são obrigatórios em novos produtos. No entanto, são modelos de acabamento simples, o que garantem um preço competitivo, que pouco difere dos populares.

Hoje, o segmento é representado por modelos como o próprio Fiat, assim como Chevrolet Cobalt, que acaba de ganhar câmbio automático de seis marchas e motor 1.8 litro de 108 cv (leia na página 8), assim como Nissan Versa e Renault Logan.

O que todos esses carros têm em comum, além da semelhante receita de bolo, é que são produtos destinado a mercado emergentes. O Logan é vendido no Leste Europeu, sob a chancela da Dacia. O Versa é vendido no México e também na Índia, mas lá tem emblema Renault e parte frontal bem diferente do nosso. O Cobalt é um produto pensado para esse mesmo tipo de mercado, assim como o Grand Siena.

Novos jogadores

E com as vendas em alta. Só no Brasil, o quarteto vendeu quase 100 mil unidades nos primeiro sete meses do ano, outros fabricantes resolveram entrar na dança. A Peugeot recentemente revelou o 301, exclusivo para países em desenvolvimento, como o Brasil.

Por hora, a empresa nega que irá fabricá-lo por aqui. No entanto, a marca já anunciou a expansão da capacidade produtiva da unidade de Porto Real, no Rio de Janeiro. E certamente não será apenas para fazer o 208. Já a irmã, Citroën mostrou recentemente o simpático C-Elysée, que divide plataforma com o Peugeot.

Santana

A Volkswagen, por sua vez, tem trabalhado em um sedã de baixo custo, em desenvolvimento na China, que até já foi mostrado como Lavida. Sua chegada no Brasil é certa e ele vai ocupar uma lacuna entre o Voyage e Jetta, de entrada. Há quem aponte que ele irá substituir o Polo Sedan e que se chamaria Santana. Mas, o certo é que ele deve ser vendido a partir de 2014.

Quem não se mexeu até agora foi a Ford, mas nada impede que ela também entre na dança, já que ela planeja um popular três volumes com base na nova geração do Ka e não tem nenhum produto para se posicionar abaixo do New Fiesta, já que o Fiesta Sedan está à beira de se aposentar.

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