Até bem pouco tempo atrás, os salões automotivos e alguns seletíssimos festivais eram os únicos palcos de apresentação de carros conceitos. Hoje, os videogames entraram no calendário de lançamentos e contam com a vantagem de que os bólidos podem ser pilotados sem medo de estragá-los. Os mais recentes lançamentos são os Volkswagen GTI Roadster Concept Vision Gran Turismo e Mitsubishi XR-PHEV, que chegam para o simulador “Gran Turismo 6”.

Uma das marcas pioneiras nesse segmento foi a Citroën com seu GT by Citroën, desenvolvido em parceria com Polyphony Digital, criadora da série “Gran Turismo”. O protótipo foi apresentado no Salão de Paris de 2008 e faz parte da lista de carros de “Gran Turismo 5”. Esse carro foi exibido no Salão de São Paulo, de 2010 no estande da Citroën, onde a Sony montou um estande para promover o jogo.

No final do ano passado, a Mercedes-Benz inaugurou o projeto, criado para marcar os 15 anos da série, com o Mercedes-Benz AMG Vision Gran Turismo, que chegou junto com “GT6”. No início de maio, a BMW entrou na dança com o BMW Vision Gran Turismo, elaborado a partir do cupê Série 2.

Agora, VW e Mitsubishi entregaram seus conceitos. O GTI Roadster foi desenvolvido com base na atual geração do Golf GTI, e assim como os demais tem uma versão real. O protótipo é equipado com motor turbo V6 3.0 litros de 500 cv, tração integral 4Motion e rodas aro 20.

Por fim o Mitsubishi Concept XR-PHEV Evolution Vision Gran Turismo, que tem inspiração nos modelos de competição nas categorias de rali. Musculoso, o conceito conta com motorização híbrida, com direito a carregamento de baterias em tomadas, transmissão automatizada de dupla embreagem e oito marchas, composto plástico nos painéis da carroceria.