Fase 4 dos testes do Latin NCAP comprova importância do airbag

Homero Gottardello - Hoje em Dia
26/07/2013 às 16:37.
Atualizado em 20/11/2021 às 20:25

O Latin NCAP, braço latino-americano do instituto independente de segurança automotiva europeu Euro NCAP, divulgou os resultados da sua Fase 4, em que foram avaliados modelos vendidos no mercado mexicano. Dos seis veículos testados, dois (Chevrolet Agile e Renault Clio) também são vendidos no Brasil e, coincidentemente, ambos foram reprovados nos crash tests promovidos pelo instituto. As unidades avaliadas não estavam equipadas com bolsas infláveis (airbags).

Agile e Clio foram submetidos apenas à prova de impacto frontal (em que o veículo atinge uma barreira deformável descentrada, a 64 km/h) e obtiveram nota zero, a pior dentre todos os modelos das marcas Chevrolet e Renault testados anteriormente. Vale ressaltar que, em abril, o Sandero já tinha sido reprovado pelo Latin NCAP, quando obteve uma estrela (nota 4,6 em 16) na mesmíssima prova - o compacto também foi avaliado sem opção de airbags.

Da mesma forma, o Agile foi pior do que o irmão menor Celta que, em abril de 2011, também tomou bomba no crash test, ficando com uma estrela (nota 3,2). Na oportunidade, a unidade avaliada também não estava equipada com bolsas infláveis.

Em agosto de 2010, o Fiat Palio foi submetido aos mesmo testes e, enquanto uma unidade equipada com airbag duplo conquistou três estrelas (nota 10,6), outra, sem bolsas infláveis, ficou com apenas uma estrela (nota 4,8).

Apesar de suscitar discussões, os resultados desta semana comprovam a importância dos airbags na proteção dos ocupantes, principalmente de motorista e passageiro da frente. O item, que passa a ser obrigatório para todos os modelos vendidos no Brasil, a partir do ano que vem, equipa todos os automóveis de passeio norte-americanos desde 1998. Na Europa, apesar de não ser obrigatório em todos os países, ele equipa 100% dos zero-quilômetro.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por