Fim da "panelinha" das grandes montadoras no Salão de Detroit

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
14/01/2014 às 06:34.
Atualizado em 20/11/2021 às 15:19
 (Stan Honda)

(Stan Honda)

Tradicionalmente o North American International Auto Show (NAIAS), ou apenas Salão de Detroit, sempre deu ênfase aos lançamentos da indústria automotiva norte-americana, deixando os projetos globais para as mostras europeias. Mas neste ano, os caubóis perceberam que era preciso abrir espaço para produtos que vão além dos triviais trambolhos da terra do Tio Sam. No entanto, os grandes destaques foram os americaníssimos Ford Mustang e Chevrolet Corvette Z06.

Tanto que duas das três gigantes anunciaram planos para o Brasil. A Chrysler, que passou a ser totalmente controlada pela Fiat, deixou claro que quer ampliar sua participação por aqui, com produtos Jeep, que poderão ser fabricados na nova fábrica de Goiana, em Pernambuco. Outra possibilidade plausível seria a chegada do Dodge Dart.

Já a Ford quer voltar a vender picapes grandes no mercado brasileiro. Durante a apresentação da nova F-150, executivos afirmaram que até o final do ano uma configuração da Série F voltará a ser oferecida por aqui. O modelo irá rivalizar com o RAM 2500, o único do segmento atualmente.

Alemães

Apesar das novidades da indústria de Detroit, os alemães roubaram a cena. A Mercedes-Benz apresentou a nova geração do Classe C (que o leitor conheceu na edição 24 de dezembro de 2013), que está programado para desembarcar no Brasil até o final do ano. Audi, BMW e Porsche também ofuscaram o polimento dos gigantescos picapes norte-americanos com novidades de peso.

Naias 2014

AUDI - A marca das quatro argolas aproveito a mostra norte-americana para apresentar o conceito Allroad Shooting Brake, que propõe um novo utilitário-esportivo (SUV) com estilo cupê

BMW - Apesar de não ser novidade para o leitor do Hoje em Dia, o fabricante alemão levou para Detroit a dupla M3 (sedã) e o novíssimo M4 (cupê), equipados com motor biturbo 6 cilindros de 431 cv

CHEVROLET - A grande estrela foi a apresentação do Corvette Z06, versão apimentada do icônico esportivo de Michigan. Sob o capô ele leva um V8 6.2 litros, com compressor, que gera 625 cv e 87,7 mkgf

CHRYSLER - Dentro do próprio quintal, a Chrysler exibiu a nova geração do sedã médio 200, que ganhou linhas mais arrojadas, inspiradas no primo Dodge Dart. O modelo tem motores 2.4 e V6 3.5 litros

FORD - Apesar de o Mustang ser a cereja do bolo, o novo F-150 é que é a grande novidade da Ford. O gigante chega com quatro opções de motores, inclusive um EcoBoost turbo 2.7 l, primeiro 4 cilindros da Série F

GMC - A divisão de utilitários da General Motors destacou em seu estande o novo Canyon. O picape médio nada mais é que a atual S10 vendida no Brasil. Ela conta motor TDI 2.5 de 193, além de um 3.5 V6 de 302 cv

PORSCHE - A marca de Stuttgart chega a Detroit com a nova geração do clássico 911 Targa, que volta a contar com teto destacável e arco fixo, fora de uso na linha desde a década de 1980

VOLKSWAGEN - A VW destinou seu espaço no salão para revelar o Beetle Dune, versão aventureira da atual geração do Fusca. A versão ainda é um estudo, mas as expectativas sobre sua produção são altas 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por