M que te quero M - BMW se prepara para lançar o inédito M4

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
17/12/2013 às 08:05.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:50
 (BMW/Divulgação)

(BMW/Divulgação)

Alemães são metódicos em tudo e com automóveis são ainda mais criteriosos. Há quase 30 anos, a gama da BMW era composta basicamente pelas séries 3, 5 e 7. Na década de 1980, existiu a primeira geração do Série 6. E nos anos 1990, o Série 8. Com a expansão do mercado, surgiram X5, X3, X1, X6, Série 1, Série 3 novamente e os inéditos Série 4 e Série 2. Ou seja, os números pares são destinados aos cupês e conversíveis, e os ímpares para os sedãs e peruas.

E respeitando esse novo critério, a marca bávara se prepara para lançar a nova geração do M3 (sedã) e o novíssimo M4 (cupê). A letra M designa a divisão esportiva da marca.ogotipos à parte, o importante é que o mais emblemático esportivo de Munique está ainda mais arisco.

O motor V8 4.0 de 420 cv, que equipou a geração anterior, sai de cena para a volta do popular seis cilindros em linha 3.0 litros, equipado com dois turbos, que geram 431 cv. O aumento de potência pode até ter sido modesto, mas o salto de torque é que deixa a dupla nervosa. São 56,1 mkgf contra 40 mkgf da geração anterior, uma elevação de 40%, disponíveis a partir do giro de 1.800 rpm. Sabe o que isso significa? Acelerações brutais, de 0 a 100 km/h em míseros 4,1 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Quem opta pelo pacote M Driver’s, pode esticar até os 280 km/h.

Para ser ainda mais eficiente, sedã e cupê estão cerca de 100 quilos mais leves, ganharam eixo cardã feito em fibra de carbono e composto plástico (que também é utilizado no teto) e sistema de regeneração de energia conectado aos freios, alimentadora da função start/stop, que desliga o motor nas paradas de semáforo.

Transmissões

Tanto o M3 quanto o M4 podem ser combinados com câmbio manual de seis velocidades, que recorre a um sistema de “punta taco” eletrônico.

Outra opção é a transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas, que conta com assistente de largada Smokey Burnout que, ao contrário dos esportivos da Audi, foi desenvolvido para queimar um pouco de borracha dos pneus aro 18. Se o comprador quiser, pode optar por um conjunto aro 19.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por