Mercedes-Benz lança categoria inédita de van

João Alberto Aguiar - Hoje em Dia (*)
10/06/2014 às 17:15.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:57
 (Mercedes/Divulgação)

(Mercedes/Divulgação)

  SÃO BERNARDO DO CAMPO (São Paulo) - Quem chega primeiro bebe água limpa. Este famoso provérbio bate com a intenção da Mercedes-Benz de abocanhar uma parcela ainda maior do concorrido mercado nacional de vans. É que a empresa alemã saiu na frente dos concorrentes ao lançar nesta segunda-feira (9) uma categoria inédita, a Sprinter 415 CDI 9+1 (nove assentos, mais o banco do motorista), aumentando seu atual portfólio na categoria, que inclui outras três versões: 15+1, 17+1 e a também exclusiva 20+1, a maior desse segmento no país.    O novo modelo, conforme a Mercedes-Benz, já está chegando à rede distribuidora do país, ao preço de R$ 139.628,00, levando-se em consideração um ICMS de 12% (o número varia conforme a carga tributária de cada estado).   A opção da Mercedes em investir em um novo nicho é sustentada basicamente pelo aumento da demanda por vans mais confortáveis e recheadas de itens tidos como sofisticados para o segmento, como bancos de couro, volante multifuncional ajustável em altura e profundidade e rádio CD/MP3 com bluetooth (leia, na edição impressa do Hoje em Dia da próxima terça-feira, no Veículos, mais informações sobre a 9 + 1).    A procura por essa modalidade de van partiu principalmente de quem atua com turismo - de modo geral - e transporte de executivos. A Copa do Mundo também teve influência na decisão da empresa de aumentar a gama de versões de vans.    “Notamos, nesse período de Copa, a necessidade de empresários de renovar suas frotas, para oferecer vans mais novas aos turistas. Outro setor que cresce no Brasil é o de vans voltadas para o transporte escolar”, disse o gerente sênior de Vendas e Marketing de Vans da Mercedes-Benz do Brasil, Carlos Garcia, durante o lançamento do veículo.   Os números mostram que o setor de large van (vans, furgões e chassis), pelo menos os anunciados pela empresa alemã, se encontram em expansão nos últimos anos. Segundo Garcia, foram emplacados 5.800 veículos em 2012, contra 9.707 em 2013, uma evolução de 67%. Para 2014, a Mercedes, ainda conforme o executivo, pretende crescer 8% sobre os números do ano passado.    “De janeiro a maio deste ano, o nosso market share (participação de mercado) foi de 23%, o que a gente estimava que acontecesse no final deste ano. Portanto podemos pensar em crescer ainda mais”, avaliou Garcia, otimista. Do setor de large van da Mercedes-Benz, 40% está relacionado especificamente ao mercado de vans.    * Viajou a convite da Mercedes-Benz

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por