Na Europa, Honda Civic Tourer irá brigar com Auris Touring

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
27/08/2013 às 06:48.
Atualizado em 20/11/2021 às 21:21

Se, no Brasil, o segmento de peruas está fadado à extinção, na Europa a categoria tem um mercado forte, que busca espaço para bagagem sem apelar para uma carroceria avantajada, como em um utilitário-esportivo (SUV) ou um minivan. O Honda Civic Tourer se prepara para fazer sua estreia no Salão de Frankfurt, mas deixa claro que sua proposta está longe de ser o automóvel da vovó: é uma opção para quem busca esportividade e não abre mão de espaço.

Suas linhas arrojadas seguem o mesmo padrão da versão hatch, vendida exclusivamente no Velho Mundo. Por se tratar de uma perua, todas as atenções se voltam para o porta-malas, que oferece 624 litros, quase 100 litros a mais que seu concorrente direto Toyota Auris Touring Sports. Com os bancos rebatidos o volume sobe para 1.668 litros.

Sob o capô, a Honda optou por aplicar duas opções de motores. A versão de entrada será equipada com propulsor i-VTEC 1.8 litro 16V de 142 cv, associado a câmbio manual de seis marchas. A segunda opção será a unidade diesel com injeção direta common rail i-DTEC 1.6 litro de 120 cv, que também terá caixa mecânica de seis velocidades.

Apesar da potência mais comedida, esse motor se destaca pelo torque de 30 mkfg. A Honda informa ainda que oferecerá transmissão automática como opcional.

Estabilidade

Um dos principais destaques do Civic Tourer é seus sistema adaptativo dos amortecedores traseiros. Esse recurso permite que o motorista ajuste a carga dos amortecedores de acordo com o peso que está transportando no bagageiro. A Honda informa que a tecnologia permite maior estabilidade quando a perua estiver carregada.

O chefe do projeto, Adrian Killham, explica que muitos consumidores evitam as peruas devido ao seu comportamento dinâmico inferior ao de um sedã, hatch ou cupê, mas acredita que a solução irá surpreender os clientes. “Essa tecnologia é inédita em um automóvel dessa categoria. Dessa forma, esperamos que nossos consumidores possam perceber o quão é estável e seguro”.

Suas vendas começam no início de 2014, com preços iniciais em torno dos 20 mil euros (R$ 60 mil). 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por