Nissan Altima tem conteúdo de bacana e consumo de popular

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
15/04/2014 às 08:35.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:08
 (Divulgação)

(Divulgação)

Sedãs executivos asiáticos se tornaram opções mais acessíveis para quem busca um degrau acima dos médios, mas ainda acha que é cedo para investir num sedã premium alemão. O Nissan Altima integra esse time e oferece atributos dignos para quem adorna o pescoço com uma grava Hermés e tem vaga demarcada no estacionamento da empresa.

Chama a atenção o excelente comportamento do motor 2.4 litros 16v de 182 cv associado à transmissão de variação continua (CVT), que garantem excelentes respostas, mesmo em um carrão tão grande. Destaque para o consumo de combustível na ordem de 9,1 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada.

Boa parte desse comportamento se resume ao Adaptive Control Shift (ACS), que consegue identificar o modo que o condutor dirige e busca sempre uma faixa de rotação que se assemelha com a preferência do motorista.

Por dentro, o sedã oferece bom nível de conforto, com amplo uso de couro no revestimento dos painéis das portas, volante e bancos. E por falar em bancos, a Nissan afirma que os estofados foram desenvolvidos com tecnologia importada da Nasa. É confortável, mas longe de atingir a excelência de um Bentley.

O pacote de conteúdo também é digno de quem quer dar um salto qualitativo. Sistema de navegação, câmera de ré (com gráfico que indica o giro do volante), ar-condicionado digital de duas zonas e repetidores na coluna central para os ocupantes do banco de trás (que pode ser o patrão), monitor de ponto cego nos retrovisores laterais e kit de áudio Bose são alguns dos mimos do sedã.

Um recurso interessante é leitor de faixas. O sistema consegue identificar quando o motorista está invadindo a faixa ao lado e avisa com um sinal sonoro, assim como monitora outros veículos que se deslocam por perto. No entanto, o Altima peca em não oferecer sensor de estacionamento. Mesmo que a câmera seja um excelente auxílio, o acessório sonoro, que custa uma ninharia, não oneraria em nada o custo final do modelo, que não sai por menos de R$ 106 mil.

Bom, o Altima é um senhor automóvel. Seu desenho está longe de ser arrebatador, mas mesmo assim é um carro imponente. Para quem busca espaço, conforto e não quer enriquecer as petrolíferas, é uma aposta certeira.  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por