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A Volkswagen apresenta nesta terça-feira (17), em Florianópolis, a reestilização de meia-vida do Gol. O modelo, chamado G5, surge renovado ao lado do sedã Voyage, para recuperar o terreno perdido para a dupla da Fiat formada por Mille e Uno. Mas a VW guarda o melhor para 2014, quando o Gol G4 sai de cena para a chegada de um novo artilheiro, com base no Up! europeu, que vai se posicionar no segmento de entrada.
Com 3,54 metros de comprimento, na versão com carroceria de quatro portas, o Up! é 35 cm menor que o Gol G5. Por dentro, ele promete a mesma habitabilidade de outro compacto da Volks, o Fox, e um porta-malas com capacidade volumétrica de mais de 250 litros – ou 951 l com o encosto traseiro rebatido.
Em outras palavras, o Up! – não se sabe se a VW vai manter esta denominação por aqui ou rebatizá-lo – promete mais espaço interno que o próprio Gol G5.
Na Europa, o Up! tem status de solução para a mobilidade urbana, com suas medidas diminutas e suas motorizações ecológicas. Lá, ele parte de o equivalente a R$ 23.745 (9.500 euros), já com banco do motorista ajustável, direção assistida, travas e vidros elétricos, rádio com CD e leitor MP3, limpador e desembaçador traseiros, seis bolsas infláveis e freios antiblocantes (ABS).
Sua lista de opcionais inclui ar-condicionado, retrovisores elétricos, sistema telemático portátil (com navegador por satélite, leitor multimídia e viva-voz Bluetooth para telefone celular), faróis auxiliares e rodas de liga leve, além de controle eletrônico de estabilidade (ESP).
Por aqui, tudo indica que ele terá uma versão pé-de-boi, abaixo da linha da miséria, mas é o preço que se paga para ter um popular na casa dos R$ 25 mil. O motor bicombustível 1.0 litro de 71 cv também deve ser aposentado junto com o Gol G4, ficando a unidade de 76 cv para o Up!.
Simples, mas prático, a surpresa que a Volks guarda para a Copa do Mundo de 2014 promete balançar as redes da concorrência. Resta saber como ficam Gol G5 e Fox depois de sua chegada.