Novo Ford Ka se adapta ao padrão popular

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
19/11/2013 às 08:44.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:13
 (Ford)

(Ford)

O mercado de automóveis populares tem evoluído nos últimos 20 anos para um formato padronizado, que compreende carroceria quatro portas, motor 1.0 litro, conjunto mecânico simples e acabamento pobre. Chevrolet Onix, Volkswagen Gol, Hyundai HB20, Fiat Uno e Toyota Etios já se atualizaram. Agora chegou a vez do Ka se adaptar às exigências do principal segmento do mercado.

A Ford apresentou uma versão conceitual de como será o popular que tem a missão de suceder o modelo atual e o veterano Fiesta (Rocam), no ano que vem. Como já é de praxe, a Ford mostrou apenas um mocap (réplica em escala real, sem componentes mecânicos e de interior).

Para apresentar o carrinho, a ser montado na fábrica de Camaçari, na Bahia, a filial brasileira trouxe o presidente global da marca, William Clay Ford Jr, sabedor de que o mercado brasileiro é fundamental para o azul no balanço da matriz. O novo Ka faz parte de um pacote de investimentos da ordem de R$ 2,8 bilhões, o que inclui a expansão da unidade baiana, que passa a ter capacidade de produção anual de 300 mil unidades.

O produto

Com a morte do antigo Ka e do Rocam, a Ford ficaria com uma lacuna de preços entre R$ 25 mil e R$ 40 mil. Dessa forma, o carrinho deverá ter um amplo leque de versões para poder bater de frente com os modelos de entrada, assim como as versões mais qualificadas de Onix, Gol, Uno, Palio, HB20 e Etios.
A princípio, serão ofertadas duas opções de motores, partindo do conhecido Zetec Rocam 1.0 de 73 cv, que equipará as versões de entrada, além da unidade 1.5 16V de 111 cv, destinada à versão topo de linha. Uma opção de transmissão automática também é estudada, já que todos os seus concorrentes, com exceção de Uno e Etios, oferecem caixas sem embreagem.

Em termos de acabamento, não é preciso ser um adivinho para saber que ele terá materiais pobres, já que seus irmãos mais caros e refinados utilizam plásticos de quinta categoria. No entanto se espera uma montagem mais esmerada, como é feito com EcoSport e New Fiesta.
Outra carta na manga da Ford será a inclusão do sistema de entretenimento SYNK no popular. O equipamento será uma arma para poder concorrer com o MyLink, do Onix, que se transformou em um dos melhores argumentos de vendas do Chevrolet.

Sedã chega em seguida

A data de lançamento do novo Ka ainda é desconhecida, mas se acredita que ele chegue ao mercado ainda no primeiro semestre, já que o Ka, na sua configuração mais sofisticada, oferece apenas airbag duplo e não conta com freios ABS, itens que serão obrigatórios em todos os automóveis a partir de 2014.

Logo em seguida será a vez de a Ford apresentar a versão sedã do Ka. O modelo três volumes será o substituto d o Fiesta Sedan (Rocam), que também morrerá tal com o o hatch e como o antigo Ka, para dar espaço na linha de montagem aos novos produtos. Ainda sem previsão de lançamento, o sedã de entrada da Ford só deverá chegar em 2015.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por