Novo Mercedes-Benz Classe C se espelha no irmão maior

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
24/12/2013 às 07:44.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:59
 (Mercedes-benz/Divulgação)

(Mercedes-benz/Divulgação)

Com a chegada do sedã CLA, o Mercedes-Benz Classe C ficou em uma posição desconfortável, já que o irmão caçula o atingiu em seu principal argumento, que era ser o sedã mais acessível da marca. Mas os engenheiros de Stuttgart não costumam dar ponto sem nó e acabam de apresentar a nova geração do médio, que ganhou mais sofisticação, mais tecnologia e de quebra ficou alguns centímetros maior, mirando no exemplo do topo de linha Classe S.

E a boa nova é que ele já foi confirmado para ser produzido na nova planta que a marca irá construir em Iracemápolis, no interior de São Paulo. Ainda não foi definida qual versão será fabricada por aqui, mas certamente será a de entrada, C 180, para poder brigar em pé de igualdade com o BMW 320i catarinense, que estreia no ano que vem. O modelo irá dividir a linha com o utilitário-esportivo (SUV) GLA.

Com desenho inspirado na nova geração do Classe S, o sedã ganhou elementos arredondados, como contorno da grade frontal, faróis e lanternas. Com é de praxe na linha, as versões esportivas se diferem das executivas pelo uso da grade com logotipo aplicado ao centro, ao invés do tradicional logo destacado no capô. Além de mais moderno e bonito, seu coeficiente de arrasto (Cx) é de apenas 0,24.

Sob o capô

A Mercedes-Benz manterá a mesma família de motores da atual geração, partindo da unidade turbo 1.6 litro de 156 cv, que equipa a versão C180. Um degrau acima, o propulsor turbo 2.0 de 184 cv integra a versão C 200. Há duas opções diesel para o mercado europeu. O popular motor 3.0 V6 também será mantido na versão mais esportiva, assim como um conjunto híbrido.

Para transferência de força serão utilizadas duas transmissões, uma automática de sete marchas e um câmbio manual de seis velocidades. A tração se mantém no eixo traseiro, mas a Mercedes também oferecerá opção de tração integral.

O conjunto de suspensão utiliza molas pneumáticas, que permitem controle eletrônico de carga, de acordo com a preferência do motorista. Por dentro, o sedã está mais refinado. As linhas seguem o novo padrão com elementos circulares e a tela multifunção destacada como se fosse um iPad pendurado no painel. Destaque para o sistema de áudio de alta fidelidade Burmester e projeção de informações no para-brisas.

Heranças

O novo Classe C herdou tecnologias dos irmãos maiores como o Classe E e Classe S. Nele, estão presentes recursos como câmera de manobra em 360°, que permite que o motorista enxergue tudo ao seu redor. O sedã também tem assistente de manobras, controle automático de distância, que altera a velocidade automaticamente para que se tenham sempre uma distância segura do veículo à frente, assim como leitor de placas. Além das bolsas frontais e laterais, há também airbag para joelhos e região pélvica. Mercedes-Benz é Mercedes-Benz!
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por