Onix e HB20 se engalfinham para colar nos líderes

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
13/08/2013 às 10:14.
Atualizado em 20/11/2021 às 20:56

Líderes são aqueles indivíduos capazes de guiar multidões em prol de sua causa. No mercado de automóveis, um líder de segmento é visto como a aposta que deu certo. Hyundai e Chevrolet dissecaram o Volkswagen Gol para tentar abocanhar um pedaço do bolo do eterno campeão de vendas. Mas apesar de buscarem o mesmo objetivo, cada um lança mão de armas e estratégias diferentes.

Se forem somados os emplacamentos da dupla entre janeiro e julho, HB20 e Onix acumulam 141 mil licenciamentos, enquanto o Gol registra 143 mil unidades comercializadas.

O HB20 Premium 1.6 tem como ponto forte seu desenho moderninho e o motor herdado do irmão Veloster, que nele caiu como uma luva, além da opção de transmissão automática de quatro marchas, que tolhe a desenvoltura do propulsor.

Já o Onix LTZ 1.4 recorre à atestada unidade SPE/4, que pode ser combinada com uma transmissão automática de seis marchas, bem mais eficiente que a do rival. Seu comportamento é mais comedido que o rival sul-coreano e não inspira fortes emoções.

Por dentro, o Onix não oferece qualquer tipo de luxo, mas o acabamento agrada, mesmo que recorra a materiais pobres. O destaque fica por conta do sistema MyLink, que permite conexão com smartphone, além de tocar músicas, exibir vídeos e fotos e até mesmo fazer download de aplicativos. Ele também pode receber bancos forrados em couro, vendido como acessório.


O HB20, em sua configuração máxima, também ostenta acabamento espartano, com materiais inferiores ao rival da gravatinha. Os comandos satélite, no volante, só operam funções do rádio, que ainda mantém leitor de CD, item abolido no MyLink da Chevrolet, além de receber e finalizar chamadas telefônicas.

No bolso

Relação custo/benefício é fator de compra para quem se aventura em um popular. Nesse caso, o Chevrolet leva vantagem. Ele conta com maior rede de assistência, além peças mais baratas, já que compartilha itens com outros modelos da marca. Já o HB20 é equipado com conjunto mecânico importado e tem rede bem menor.
Onix e HB20 completíssimos são automóveis caros. O Chevrolet não sai por menos de R$ 47 mil, enquanto o Hyundai supera a casa dos R$ 50 mil. Em uma aposta desse montante, o hatch norte-americano é uma opção bem mais racional.

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