(Divulgação)
Ele é sucesso mundial de vendas desde que estreou no mercado, há 40 anos, na Alemanha. O Golf, que está em sua sétima geração, conquistou um público fiel devido à sua mistura de arrojo, esportividade e tecnologia, a um preço relativamente acessível – na Europa, claro.
A primeira geração foi apresentada ao público há exatamente 40 anos, em março de 1974, na fábrica de Wolfsburg, embora só tenha entrado para valer no mercado três meses depois.
Esse primeiro Golf seguiu a tendência lançada pelo Passat alemão um ano antes, adotando padrões como motor dianteiro (transversal) arrefecido a líquido, tração dianteira e suspensão traseira por eixo de torção.
A segunda geração chegou em 1982. Maior do que seu antecessor, o Golf II foi a primeira geração a contar com freios ABS, direção assistida e tração integral. Sua versão esportiva, apresentada em 1989, tinha motor com compressor e 160 cv.
Injeção direta
A terceira geração do Golf, lançada em 1991, trouxe um carro com motor de seis cilindros (o VR6), 2.8 litros e 174 cv, e que contava com bolsas infláveis laterais e frontais e também motor a diesel com injeção direta.
Essa foi a primeira geração a ser importada para o Brasil, vinda do México e da Alemanha.
Falando no Brasil, foi somente na quarta geração (apresentada na Alemanha em 1997) que o carro começou a ser fabricado no Brasil e continua a ser até hoje, com alguns “aditivos” da quinta geração. O Golf IV já veio com controle de estabilidade, assistência em frenagem de emergência e cortinas infláveis. Tinha também tração integral, câmbio manual de seis marchas e motor a gasolina com injeção direta. O esportivo R32 apresentava 240 cv.
A quinta geração chegou em 2003 e trouxe suspensão traseira independente, câmbio de dupla embreagem DSG com até sete marchas, entre outros avanços tecnológicos. A sexta geração (2008) foi uma reestilização, antes de chegar a atual, lançada em 2012, com tudo o que há de mais moderno.