Pneu frisado tem preço tentador, mas é arriscado

Marcelo Ramos - Do Hoje em Dia
26/06/2012 às 15:49.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:06

Os pneus estão entre os componentes mais importantes de um automóvel, já que são eles que fazem contato direto com o piso e, caso não estejam em boas condições, dirigibilidade e controle direcional ficam comprometidos, pondo em risco a vida dos ocupantes. No entanto, é muito comum o comércio dos chamados “pneus frisados”. “São unidades que perderam as ranhuras, chegando ao fim de seu ciclo de uso, mas que ganham sobrevida com novos sulcos, feitos em borracharias”, explica o inspetor Ailton Batista, da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Seu maior atrativo é custar até 80% mais barato que um pneu novo.

Estrutura

O que o incauto consumidor não sabe é que esse pneu não oferece a mínima segurança, já que sua estrutura está desgastada pode ter suas tramas metálicas rompidas. Além disso, quando se frisa um pneu careca, os novos sulcos são feitos justamente na camada em que se encontra a armação de arame, que dá forma ao pneu.


Já os borracheiros garantem que não há problemas. “Dá para rodar um bom tempo com um pneu frisado”, comenta um comerciante de Contagem, que vende cada unidade por R$ 30. Ele ensina o filho, de 15 anos, a frisar pneus com uma ferramenta com ponta incandescente, que recorta a borracha. “É um trabalho rápido e só é preciso ficar atento, para não se queimar”, conta o menor, já com algumas cicatrizes.

Mas a nova banda de rodagem se torna muito fina, podendo inclusive estourar, como explica Batista. “É muito comum flagrarmos automóveis com pneus frisados, que são um perigo, pois não oferecem segurança, principalmente nas frenagens. Eles são causa de diversos acidentes”, avalia o inspetor.
Ele também lembra que o motorista que for flagrado rodando com pneu careca – mesmo frisado – será multado em R$ 127,69 e terá cinco pontos registrados em seu prontuário, além de ser obrigado a fazer a troca do item, para seguir. Caso contrário, o veículo pode ser apreendido.

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