Renault descobre que carro feio ou bonito custa a mesma coisa

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
29/04/2014 às 08:07.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:20
 (Marcelo Ramos/Hoje em Dia)

(Marcelo Ramos/Hoje em Dia)

Não há dúvidas que o Renault Logan foi um marco para o fabricante francês, em sua estratégia de mercado no Brasil. Além de ampliar a participação da marca, era um produto pensado para o consumidor emergente, que precisava de espaço, mecânica simples e confiável, e baixo custo. É bem verdade que, de lá para cá, o sedã sofreu evoluções de conteúdo e a renovação visual era o que faltava para torná-lo um automóvel desejado.

Bonitinho e simpático, o novo Logan manteve seus principais predicados, que são o imenso porta-malas (510 litros), o espaço interno generoso, baixo consumo e desempenho satisfatório. Nossa reportagem andou na versão Expression 1.0, que é a segunda na hierarquia da linha, composta por quatro versões. Seu conhecido motor Hi-Power 1.0 16v de 80 cv mostra bom comportamento no trânsito urbano e consumo de 9,4 km/l na cidade, abastecido com álcool.

Claro que na subida de ladeiras ou com o seu porta-malas carregado, o sedã sofre para dar conta do recado, assim como a geração anterior. Afinal, é o mesmo conjunto mecânico e os picos de torque e potência não surgem antes dos 4.500 rpm. Da mesma maneira, não se deve arriscar nas ultrapassagens, pois falta fôlego para vencer a manobra. O ideal é não ter pressa.

Por dentro, o Logan ganhou novos painéis, que lhe deram um ar mais sofisticado. A versão avaliada conta com o Techno Pack, que agrega sistema multimídia e sensor de estacionamento. E vale a pena investir no conteúdo extra. Além de navegador GPS e tela de 7 polegadas sensível ao toque, o sistema ainda oferece um recurso de monitoramento do comportamento do motorista ao volante.

Ele agrega todos os dados do computador de bordo, como consumo médio, consumo imediato, autonomia, além de rodagem sem consumo e dicas para a melhor autonomia. Há até um gráfico com estrelinhas para parabenizar quem aproveita melhor a energia cinética, troca de marcha ideal e aceleração correta. Um senão é a falta do CD, mas o equipamento conta com portas USB e auxiliar, além de conexão Bluetooth, que além do viva-voz, reproduz as músicas do smartphone.

O acabamento é simples como de outrora, com uso de plásticos simples por todos os cantos, além de bancos com estofamento que estão longe de ser uma poltrona da primeira classe. Mas o Logan se mantém honesto em sua proposta, de oferecer um popular espaçoso e com preço competitivo. Entre seus rivais da praça, sem dúvidas é a melhor opção!
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por