Se esse Fusca falasse... o queridinho do Brasil está de volta

Homero Gottardello - Hoje em Dia
04/06/2013 às 08:29.
Atualizado em 20/11/2021 às 18:48

Todo o mundo critica o ex-presidente Itamar Franco por ter ressuscitado o Fusca, no Brasil. Mas a ideia era tão boa que a própria Volkswagen embarcou nela, lançando a segunda geração do Besouro no final de 1997. Mas, ao contrário do nosso Fusquinha, o New Beetle era feito sobre a base do Golf. O sucesso foi imediato e, em 2011, o modelo chegou à segunda geração.

Por aqui, ela desembarcou no final do ano passado, esbanjando estilo, tecnologia e performance. Afinal, o novo Fusca – como o modelo voltou a ser chamado no Brasil – toma emprestado do Tiguan o motor turboalimentado de 200 cv. O câmbio pré-seletivo (DSG) de embreagem dupla e seis marchas também é novidade no compacto.


Fender

Faróis bixenônio com luzes diodo (LEDs) para iluminação diurna, climatização independente, sistema de áudio assinado pela Fender com viva-voz Bluetooth para telefone celular, navegador por satélite (GPS) embarcado e chave inteligente com partida por botão Start/Stop eram inéditos no New Beetle.

Da mesma forma, o pacote de segurança ganhou o reforço do controle eletrônico de estabilidade (ESP) e de bolsas infláveis laterais. Mais conveniente, o novo Fusca também traz assistente de saída em aclives (Hill Holder) e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

O grande mote desta segunda geração é a esportividade e, realmente, o modelo está mais arisco e divertido. Montado sobre uma das plataformas mais versáteis de seu segmento, ele não refuga e anda mais que Jetta, Passat e o próprio Tiguan.

Opcionalmente, o Fusca oferece borboletas no volante para trocas sequenciais que, se não garantem acelerações mais rápidas, dão um feeling a mais.


Status

Mas o melhor do compacto é seu status de queridinho, atraindo olhares de admiração e interesse por onde passa. Quem prefere a discrição pode esquecer o novo Fusca, mas se o leitor gosta de ter o ego massageado, não há nada melhor.

Aliás, se esse Fusca falasse, não haveria casamento que resistisse. Afinal, ele é uma espécie de imã e não é raro receber galanteios e investidas em pleno trânsito. Cala-te boca...

Leia mais ne Edição Digital.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por