(TOYOTA/DIVULGAÇÃO)
Com o lançamento do Nissan March no Brasil, em outubro do ano passado, ter um modelo japonês por menos de R$ 30 mil se tornou realidade. Mas ter um Toyota por esta cifra era, até esta segunda-feira (17), apenas um sonho. E não é que a fada madrinha tocou a nova linha Etios com sua varinha de condão?!
É que, para surpresa de todos, a marca japonesa apresentou o compacto com preços inferiores aos anunciados, anteriormente: a partir de R$ 29.990, para o hatchback, e R$ 36.190, para o sedã, valores que tornam ambos acessíveis para boa parte dos brasileiros.
O Etios hatch conta com duas motorizações bicombustíveis, 1.3 litro 16V de 90 cv e 1.5 litro 16V de 96 cv (exclusivo da versão XLS). Já o sedã vem apenas com o propulsor mais potente.
É verdade que a versão de entrada do compacto vem pelada de tudo e traz apenas o duplo airbag como item de série. Para ter direção com assistência elétrica, limpador e desembaçador traseiros, além freios ABS, o comprador terá que subir um degrau, para o modelo X, que sobe para R$ 33.490, no hatch – o sedã já parte deste catálogo.
Mais completa
A versão XS (R$ 38.190, no hatch, e R$ 41.490, no sedã) acrescenta ar-condicionado, travas e vidros elétricos, rádio com CD, leitor MP3 e entrada USB. Já XLS (R$ 42.790 e R$ 44.690, respectivamente) é a mais completa, somando chave com controle remoto, alarme, faróis auxiliares e rodas de liga leve.
Não há opção de transmissão automática, nem de sensores crepuscular, de chuva e estacionamento. Trata-se de um Toyota franciscano, é verdade, mas que promete os mesmos níveis de confiabilidade e robustez de seus irmãos maiores, apesar de, visualmente, lembrar mais o Logan, da Renault, do que o Corolla.
Seu maior mérito, por enquanto, é mostrar que Fiat, Ford, General Motors e Volkswagen continuam cobrando caríssimos por seu modelos e, aparentemente, isso vai ter que mudar. Palio, Fiesta, Agile e Gol que se cuidem!