(Chevrolet/Divulgação)
Não é de hoje que a General Motors tem, em sua pauta, o lançamento de um utilitário-esportivo (SUV) compacto para competir na mesma faixa de mercado do EcoSport, da Ford. Bom, demorou, mas tudo está praticamente pronto para o lançamento nacional do Trax. O modelo, que usa a mesma plataforma de Onix, Sonic, Cobalt e Spin, deve desembarcar no Brasil rebatizado. Por aqui, ele ressuscitaria o nome Tracker, usado pela versão Chevrolet do Grand Vitara.
Vindo do México ou fabricado localmente, o Trax – ou Tracker, se o leitor preferir – vai usar o mesmo motor bicombustível 1.6 litro 16V de 120 cv do Sonic, bem como seu câmbio manual de cinco marchas e sua transmissão automática de seis velocidades.
Por dentro, o esportivo é bem parecido com o Sonic, com MyLink (Chevrolet/Divulgação)
Com 2,55 metros de entre-eixos (só 3 cm a mais que o Onix), o jipinho é mais apertado que o Cobalt e que o Spin, mas leva uma pequena vantagem em relação ao EcoSport – e é isso que importa.
Porta-malas
Com 4,24 m, ele tem o mesmo comprimento do modelo da Ford, mas aqui ele também leva vantagem, já que seu estepe vai no assoalho do porta-malas e não na parte externa da tampa traseira. Por falar nisso, o bagageiro do Trax tem capacidade volumétrica de até 1.370 litros, com os encostos traseiros rebatidos, valor muito superior aos 705 l do EcoSport.
Sua arquitetura interna é muito parecida com a do Sonic e o sistema multimídia MyLink é presença garantida no jipinho. Painel de instrumentos e comandos ficam nas mesmíssimas posições, outro atrativo para quem já está familiarizado com a nova gama Chevrolet.
A exemplo do adversário da Ford, o Trax dispõe de tração integral (AWD), pelo menos lá fora. Como as versões convencionais, com tração dianteira, respondem por mais de 90% das vendas deste nicho, não está descartada a hipótese de o modelo AWD não ser ofertado no Brasil.
O Trax deve chegar às revendas com preço na casa dos R$ 65 mil, na versão topo de linha, LTZ. Se isso realmente ocorrer, a GM estará com a faca e o queijo na mão para desbancar o EcoSport.