Versão Sport do Land Rover chega mais leve e sustentável

Homero Gottardello - Hoje em Dia
09/07/2013 às 07:36.
Atualizado em 20/11/2021 às 19:53

A Land Rover sempre frequentou as últimas posições do ranking de Qualidade Inicial do J. D. Power and Associates, mas isso nunca desacreditou seus admiradores. Convencidos pelo desempenho da marca no Camel Trophy, uma aventura que premiava o espírito de equipe, eles acreditam que os modelos britânicos são indestrutíveis e, em um mundo descartável, não há argumento de vendas melhor.

É de olho nesse nicho que a marca apresenta a nova geração do Range Rover Sport, modelo que se posiciona acima do Evoque e abaixo do grande clássico da marca. “Este é o terceiro produto da nova Land Rover”, enfatiza o diretor de desing, Gerry McGovern. “Um utilitário-esportivo (SUV) sustentável e, principalmente, desejável”.

A nova geração chega mais aerodinâmica, com uma redução de 8% do coeficiente de arrasto (Cx de 0,34), maior – são 6 cm a mais, totalizando 4,85 m de comprimento – e 45 quilos mais leve.

Arquitetura

“As luzes diodo (LEDs) emolduram os fortes elementos de estilo do novo Range Rover Sport, bem como o uso de materiais de alta qualidade, no interior, faz dele um ótimo lugar para se estar”, brinca McGovern. Realmente, não falta sofisticação.

Os dois assentos da terceira fileira agora têm acionamento elétrico e há 11 “temas” para a forração interna, além de quatro tipos de acabamento em alumínio e três, em madeira de lei.

“Em poucos minutos ao volante, o motorista percebe os ganhos dinâmicos desta segunda geração”, garante o diretor de produção, Nick Rogers. Realmente, sua estrutura em alumínio é 39% mais leve e a nova suspensão pneumática adaptativa garante altura livre do solo de 26 cm – ainda é possível ajustá-la em um intervalo de até 11,5 cm.

O sistema Terrain Response 2 também ganhou um modo esportivo, Dynamic, que garante respostas mais ágeis ao jipão. Ele atua em conjunto com o controle eletrônico de estabilidade (VSC).

3D

Além do visor Dual View, no console central, o novo Range Rover Sport estreia uma tela 3D de 12,3 polegadas, que substitui o quadro de instrumentos convencional. Opcionalmente, ele ainda oferece o Head-Up Display.

A tração integral também ganhou um novo sistema de bloqueio do diferencial traseiro (DARLD), todas as versões contam com sistema Start/Stop e todas as motorizações são combinadas com a transmissão automática de oito velocidades. Pela primeira vez, o gigante terá uma versão com propulsão híbrida. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por