Recém-chegado ao mercado nacional, o Volkswagen up! (assim mesmo, com “u” minúsculo, embora, pelas boas regras do Português, devesse ser “Up!”) já começa a ser visto nas ruas das nossas cidades. Aliás, os perímetros urbanos são mesmo seu hábitat ideal. O carrinho da Volks foi concebido para ser um veículo essencialmente citadino.

O up! chegou ao mercado para ocupar o lugar do Gol G4, que finalmente foi aposentado. É um projeto moderno, desenvolvido na sede da empresa, na Alemanha, para ser o carro de cidade do europeu. E é considerado muito seguro, tendo obtido notas nos testes de impacto do NCAP europeu e da América Latina superiores até mesmo em relação ao sedã Jetta, da mesma montadora.

Projeto moderno e seguro não significa necessariamente que seja um carro sofisticado.onge disso. O up! é um carro de entrada. Com pedigree, bem construído, encaixes certinhos, sem rebarbas e falhas aparentes – mas de entrada. Ou seja, de acabamento bem simples, quase espartano nas versões mais simples (Take up!).

A versão testada foi a intermediária Move up!, que a VW acredita que vá ser a de maior sucesso, por apresentar – na opinião da montadora – o melhor custo benefício, com razoável oferta de conteúdo.
 
Sem dúvida, os dois grandes trunfos do up!, de verificação imediata pelo consumidor, são a performance geral do carrinho e a economia.
 
O compacto surpreendeu pela desenvoltura com que se locomove no complicado trânsito urbano. Como se costuma dizer, ele é bastante “esperto”. Nas ladeiras, seu motor 1.0 de três cilindros soltou seus 82 cv de potência (com etanol) com eficiência e o bichinho subiu sem sofrimento, mesmo com o ar ligado.

Apertado e caro

É impossível falar do up! sem mencionar o restrito espaço para ocupantes nos bancos traseiros. Se os bancos dianteiros tiverem pessoas altas, quem for atrás vai sofrer um pouco.

O porta-malas é pequeno, claro – 285l (mesmo volume do Gol) –, mas não assusta e cabe o necessário para duas pessoas.

O preço assusta. A Move up! custa R$ 28.300. A mais completa chega a R$ 39.000. Aí, melhor comprar o Gol 1.6.

Ficha Técnica

VW Up! Move Up 1.0 MPI

MEDIDAS

Comprimento 3,605m
Largura 1,645m
Altura 1,500m
Entre-eixos 2,421m
Porta-malas 285l
Tanque de combustível 50l
Peso 910 a 958kg

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Motor
transversal, 3 cilindros em linha, com comando de válvulas duplo no cabeçote, 4 válvulas por cilindro
PotênciaA
75 cv (gas.) / 82 cv (etanol), a 6.250 rpm
Torque
9,7 (gas.) / 10,4 (etanol) mkgf a 3.000 rpm
Tração
Dianteira
Transmissão
Manual, com 5 marchas
Suspensão
Dianteira, independente, com mola helicoidal; traseira com eixo de torção e mola helicoidal
Freios
A discos ventilados, na frente, e a tambor, atrás, todos equipados com ABS e EBD
Pneus
175/70 R14

NÚMEROS

Consumo urbano
13,2 km/l (gas.) / 9,1 km/l (etanol)
Velocidade máxima (*)
163 km/h (gas.) / 165 km/h (etanol)
Aceleração
0 A 100 KM/H (*)
12,6s (gas.) / 12,4s (etanol)

CONTEÚDO E OPCIONAIS

Bolsas infláveis frontais, freios antitravamento (ABS) com distribuição eletrônica de força de frenagem entre os eixos (EBD), fixação para cadeira infantil em padrão Isofix, banco do motorista com regulagem de altura, faróis com máscara escurecida, computador de bordo, relógio digital e indicador de temperatura externa. OPCIONALMENTE: aquecimento, ar-condicionado, direção com assistência elétrica, volante ajustável em altura, rádio/CD com MP3 e entradas USB e auxiliar, revestimento dos bancos em couro sintético, controle elétrico de vidros e travas, sensores de estacionamento na traseira, volante ajustável em altura e preparação para o navegador Maps & More com tela destacada no painel.

PREÇOS
Básico
R$ 26.900
Testado
R$ 30.300

(*) Dados do fabricante