Bruno Siqueira e Margarida Salomão disputam 2º turno em Juiz de Fora

Renata Miranda - Do Hoje em Dia
07/10/2012 às 18:57.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:53

A prefeitura de Juiz de Fora será disputada pelo PT e PMDB no segundo turno da eleição, no dia 28. O resultado da votação mostrou uma reviravolta no processo sucessório e o peemedebista Bruno Siqueira sai na frente na corrida com 115.267 votos (40,26 % dos votos válidos). A petista Margarida Salomão chegou liderar no início da campanha eleitoral, mas alcançou a aprovação de 106.487 eleitores (37,19% dos votos válidos).

Margarida Salomão votou por volta das 10h da manhã e desde este momento já previa a necessidade de consolidação de um novo discurso no segundo turno da campanha. O resultado de ontem foi matematicamente confirmado por volta das 19h. Mas somente com a totalização dos votos é que Margarida assumiu o discurso de eleita para permanecer na corrida. Ela acompanhou a apuração da sede do diretório municipal do PT. E manteve a cautela por conta dos números de pesquisas, que indicariam um possível cenário sem a petista. Isto porque ela poderia empatar tecnicamente com o prefeito Custódio Mattos (PSDB).

Para analistas políticos, erros estratégicos quase tiraram a ex-reitora da UFJF do páreo. O PT intensificou o contato da candidata com grupos de vários bairros da cidade nos dois dias que antecederam a votação. “Na verdade, nós esperávamos outros números. Nessa circunstância nos sentimos honrados. Eu agradeço os eleitores por essa votação estimulante.”

Margarida Salomão convocou a militância petista para intensificar a campanha no segundo turno. A função de todos eles, de acordo com a candidata, será mostrar detalhadamente em que ela difere de Bruno Siqueira.

Novidade

O peemedebista assumiu a liderança com o discurso do “novo”. Bruno votou pontualmente 9h30. Passou o dia em casa e só chegou no diretório do PMDB 20h15, quando a apuração foi totalizada pela Justiça Eleitoral. Acredita que o resultado é consequência de toda a campanha desenvolvida nos últimos dois meses. “Agora, nós vamos para o segundo turno para continuar mostrando nossas idéias, propostas para a cidade, tudo a partir de sugestões dos eleitores.”

Já de olho nos apoios, o peemedebista convocou os eleitores dos outros concorrentes. “Agora nós vamos aprofundar nosso discurso. Eu convido quem votou no Laerte Braga, na Vitória e no Custódio para vir conhecer nossas propostas e caminhar junto com a minha candidatura.”

Custódio Mattos lamenta derrota

O prefeito Custódio Mattos (PSDB) ficou em terceiro lugar na disputa eleitoral de Juiz de Fora, na Zona da Mata. O tucano recebeu 60.378 votos (21,09% dos votos válidos). Ele acompanhou a apuração de casa. E justificou sua derrota somente depois da totalização dos votos apurados.

Custódio Mattos chegou, às 10h, na seção eleitoral com um discurso de “ansiedade”. Ele ainda acreditava numa mudança repentina dos eleitores, também guiado por pesquisas feitas nos últimos dias. No entanto, o resultado confirmou uma projeção feita durante toda a campanha.

Durante o período, o tucano enfrentou um pesado concorrente: a rejeição do eleitorado à sua gestão na prefeitura. Numa tentativa de reverter o quadro, o governador Antônio Anastásia (PSDB) e o senador Aécio Neves (PSDB) estiveram na cidade para fazer campanha pela reeleição do prefeito. No entanto, o apadrinhamento não surtiu efeito. “Eu agradeço quem votou em mim. Não era o que achava mais adequado, mas respeito o resultado.”

O prefeito vai esperar passar o momento de “tristeza” pela derrota para decidir sua postura durante a campanha do segundo turno. A expectativa é que ele possa caminhar ao lado de Bruno Siqueira. No entanto, o tucano promete “cuidado” na sua escolha.

Saiba mais

Eleitorado: 386.662

Votos válidos: 286.311 (89,57%)

Votos brancos: 11.116 (3,48%)

Votos nulos: 22.224 (6,95%)
 

Resultado dos candidatos

Bruno Siqueira: 115.267 (40,26%)

Margarida Salomão: 106.487 (37,19%)

Custódio Mattos: 60.378 (21,09%)

Victória Mello: 2.757 (0,96%)

Laerte Braga: 1.422 (0,50%)

Marcos Paschoalin: votos não divulgados por conta de recurso no TSE

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por