Pré-candidato a prefeito de Capetinga poderá concorrer às eleições

Do Portal HD
26/07/2012 às 09:36.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:51

Pré-candidato a prefeito de Capetinga, no Sul de Minas, Daniel Bertholdi, acusado de praticar fraude em processo licitatório, poderá concorrer às eleições, conforme decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), desta quinta-feira (26).

Conforme o STJ, uma medida cautelar foi concedida para, provisoriamente, afastar a inelegibilidade decretada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

O TJMG afastou a possibilidade de condenação por crime de responsabilidade, visto que não houve comprovação da apropriação de bens ou rendas públicas ou do desvio em proveito próprio ou alheio pelos quais o pré-candidato foi denunciado.

Contudo, Bertholdi foi condenado à inelegibilidade, porque supostamente concorreu para a contratação de obra pela administração pública sem processo licitatório e sem seguir as formalidades aplicáveis aos casos de dispensa ou inexigibilidade de licitação.

Suspensão

Para não perder o direito de recorrer contra a inelegibilidade, Bertholdi entrou com recurso especial no STJ. Posteriormente, ajuizou medida cautelar, pretendendo que fosse atribuído efeito suspensivo ao recurso especial.

A defesa pediu, em caráter liminar, a suspensão da sua inelegibilidade que, em seu entendimento, foi configurada de forma ilegal pelo TJMG. Alegou que o pré-candidato, impedido de concorrer às eleições, não obteve qualquer vantagem em decorrência da suposta fraude licitatória.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por