TREs alertam que urnas não podem ser emprestadas em ano eleitoral

Do Portal HD*
28/08/2012 às 20:41.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:49

A informação sobre a impossibilidade de as urnas eletrônicas serem emprestadas durante o período eleitoral foi reitada, em nota oficial, pelo presidente do colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), desembargador Marco Villas Boas. Ele ainda lembra que, no momento, as urnas estão em processo de atualização, medida imprescindível para torná-las aptas para o uso permanente.

Villas Boas afirma que a medida vai gerar “economia para o país” e garantirá “o reaproveitamento dos equipamentos, antes condenados pela modernização dos sistemas”, evitando a produção de lixo tecnológico. A atualização deverá ser concluída em julho de 2013.

Villas Boas explica ainda que “os procedimentos destinados à atualização dos softwares das urnas para uso nas eleições municipais de 2012 tornam os equipamentos incompatíveis com o software das eleições parametrizadas”, que são pleitos realizados por entidades com uso do sistema informatizado de votação da Justiça Eleitoral.

O presidente do Colégio de Presidentes dos TREs reafirma que a Justiça Eleitoral “tradicionalmente cede urnas eletrônicas para uso de entidades de classe e mesmo governos estrangeiros”, porém, durante o período de atualização das urnas, “os protocolos serão aplicados apenas quando não representarem risco à garantia eleitoral dos cidadãos”.

*Com informações do TSE

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por