Boxe brasileiro volta ao pódio olímpico; Adriana Araújo é bronze

Do Portal HD
08/08/2012 às 10:40.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:17
 (Jack Guez/AFP)

(Jack Guez/AFP)

A brasileira Adriana Araújo, pela semifinal do boxe, na manhã desta quarta-feira (8), perdeu para a russa Sofya Ochigava, 13 a 9. Com o resultado, ela fica com a medalha de bronze, a primeira do boxe olímpico brasileiro depois de 44 anos. Apenas Servilio de Oliveira havia conquistado uma medalha para a modalidade brasileira.

O primeiro round terminou empatado em 3 a 3. A atleta da Rússia demonstrava maior velocidade, mas a brasileira compensava com agressividade e força. Utilizando os jabs, Adriana mantinha a adversária mais afastada e fechava bem a guarda.

No segundo assalto, Ochigava adotou a tática de entrar, aplicar um golpe e sair em velocidade, não dando tempo para a reação da brasileira. Adriana, atenta à estratégia da rival, encurtou a distância e tentava os golpes mais próximos. Entretanto, a russa pontuou mais, terminando com 5 a 3 e abrindo dois pontos de vantagem no total.

Na sequência, 3º assalto, Adriana Araújo tomou a iniciativa do combate e mais próxima da adversária, tentava desferir mais golpes. os cruzados da brasileira entravam com frequência, mais abriam espaços para o contra-ataque russo. A luta ficou mais aberta com o aumento do cansaço das duas lutadoras. Ao final do round, nova vantagem de Ochigava 5 a 3; total de 13 a 6 para a atleta da Rússia.

No último round, Adriana abriu o jogo e arriscou para tentar reverter a vantagem da rival. Com maior envergadura, Sofia Ochigava optava por manter uma distância maior e atacar na média e longa distância. O jogo de pernas da russa também fazia a diferença, dificultado os ataques brasileiros. Ochigava evitou bastante o combate e conseguiu manter a vantagem adquirida ao longo da luta. No total, vitória russa por 17 a 11

A participação de Adriana, contudo, foi histórica para o Brasil. Conquistou a medalha em uma modalidade que a muito não fazia bonito nos Jogos Olímpicos e, de quebra, foi a 100ª medalha brasileira na história das Olimpíadas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por