O Brasil terá uma representante nas semifinais dos 200m rasos de atletismo dos Jogos Olímpicos de Londres. Nesta segunda-feira (6), Evelyn dos Santos confirmou classificação com o tempo de 23s07, o quarto melhor de sua bateria e o 21º das eliminatórias. Ana Cláudia Lemos, no entanto, foi eliminada.

“Estou aliviada”, comemorou Evelyn, em entrevista ao SporTV. “Vim para Londres com dois objetivos: chegar às semifinais e bater a minha melhor marca. Ainda não foi a melhor, mas já é a segunda mais rápida da minha vida. Vou corrigir isso na semifinal. Posso ir melhor do meio da curva para o início da reta”, acrescentou.

Por outro lado, a outra brasileira que competia nos 200m acabou desclassificada. Ana Cláudia Lemos, campeã pan-americana da prova, correu em 23s40 e terminou somente na quinta colocação de sua bateria.

A mais rápida das eliminatórias dos 200m foi a norte-americana Sanya Richards-Ross, com 22s48. Já a jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce, que conquistou o bicampeonato olímpico nos 100m, correu em 22s71 e venceu a bateria que tinha Evelyn dos Santos.

Entre as medalhistas de Pequim-2008, destaque para o desempenho da norte-americana Allyson Felix, que avançou com 22s71 e ficou com a prata há quatro anos. A jamaicana Veronica Campbell-Brown, atual campeã, passou com 22s75.

As semifinais dos 200m serão disputadas na terça-feira. “Vamos embora! Em uma hora, a gente já consegue se recuperar para correr de novo”, sorriu Evelyn.