Exclusivo ao HD, Thiago Pereira conta que maturidade fez a diferença

Felippe Drummond e Vinícius Las Casas - Do Hoje em Dia
07/08/2012 às 07:41.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:14
 (Washington Alves/AGIF/COB)

(Washington Alves/AGIF/COB)

O resultado mais expressivo da natação brasileira em Londres foi conquistado por Thiago Pereira. O nadador conseguiu uma surpreendente medalha de prata nos 400 metros medley, prova que ele não pensa em participar nos próximos Jogos Olímpicos, que serão realizados no Rio de Janeiro, em 2016.

Em entrevista exclusiva ao Portal HD, Thiago contou como foi participar da sua terceira Olímpiada, relatando que a maturidade fez a diferença na capital inglesa.

"Certamente, toda competição em que participo traz uma lição diferente, uma experiência nova, que contribui para a próxima", destacou o atleta, que ainda traçou um balanço ao final do ciclo olímpico.

"O balanço é o melhor possível. Eu consegui realizar meu grande sonho de ser medalhista olímpico e fiz os meus melhores tempos, tanto nos 200m quanto nos 400m medley. Não consegui medalha nos 200m medley, mas estou bastante satisfeito com o que fiz. Minha preparação foi bem melhor que em 2008 e o resultado está ai. Agora é focar em 2016", afirmou.

Confira a entrevista completa com Thiago Pereira, medalhista de prata nos 400 medley na natação da Olimpíada.

Ao contrário do que foi falado aqui no Brasil, a participação olímpica da natação brasileira foi muito boa apesar de ter sido um pouco abaixo de Pequim. Como você analisa a equipe em Londres?

O resultado foi positivo, conquistamos duas medalhas importantes, temos um grupo cada vez mais forte de nadadores e essa nova geração que está aparecendo certamente ganhou experiência com a Olimpíada e com isso chegará melhor preparada para 2016.

Após o fim da sua participação na Olimpíada, qual o balanço que pode ser feito? Quais erros, acertos, o que tem de mudar, o que tem de ser mantido?

O balanço é o melhor possível. Eu consegui realizar meu grande sonho de ser medalhista olímpico e fiz os meus melhores tempos tanto nos 200m quanto nos 400m medley. Não consegui medalha nos 200m medley, mas estou bastante satisfeito com o que fiz. Minha preparação foi bem melhor que em 2008 e o resultado está ai. Agora é focar em 2016.

Você conseguiu a medalha de prata na prova que muitos o colocavam como no máximo um bronze, o que isso significa pra você?

Nadei as duas provas para ganhar. Treinei para os 400m tão dedicado quanto para os 200m, que era o meu foco. Felizmente consegui realizar o meu sonho, que era a medalha olímpica

Desde jovem quando ainda nadava pelo Minas, você sempre foi um atleta que nadou grande parte das provas e sempre alcançava bons resultados. Mas com o passar dos anos você diminuiu a quantidade de prova, mas em compensação conquistou melhores resultados. Como você vê isso?

É muito desgastante para qualquer nadador fazer uma maratona de provas, como fiz no Pan do Rio e em outras competições. Assim, decidi me focar na prova em que demonstrava mais talento e com isso brigar para conquistar o melhor resultado possivel nas competições em que participava.

O que podemos esperar do Thiago daqui para frente, afinal agora você é um medalhista de prata?

Agora, vou me preparar para 2016. Quero uma medalha nos 200m medley. Espero continuar ajudando o Brasil a chegar no pódio das principais competições internacionais.

 

O que mudou no ciclo olímpico feito para Londres em relação a Pequim?
 

Me preparei melhor, dessa vez sinto que fiz tudo da forma que deveria fazer e o resultado deu certo. Em Pequim eu não conseguia focar, muitas coisas do cotidiano me influenciavam. Dessa vez, me dediquei 100% para conquistar uma medalha, melhorei a parte física, que não trabalhava antes, comecei a nadar a prova com mais inteligência, trabalhando mais a estratégia, e tudo isso fez a diferença.

A sua maturidade, após duas Olimpíadas, contribuiu para o sucesso nos 400m medley neste ano?

Certamente, toda competição em que participo traz uma lição diferente, uma experiência nova, que contribui para a próxima.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por