Georgiano de 20 anos surpreende com medalha de ouro

Gazeta Press
29/07/2012 às 13:36.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:55
 ( FRANCK FIFE/AFP)

( FRANCK FIFE/AFP)

O judoca georgiano Lasha Shavdatuashvili confirmou sua condição de zebra no torneio da categoria meio-leve do judô e conquistou a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Na decisão, ele derrotou o húngaro Miklos Ungvari, com um yuko, e se  tornou o atleta mais jovem de seu país a subir ao pódio das Olimpíadas.



Os bronzes da categoria meio-leve ficaram com judocas asiáticos. O japonês Masashi Ebinuma derrotou o polonês Pawl Zagrodnik, algoz do brasileiro Leandro Cunha, com ippon.

Já o sul-coreano Jun-Ho Cho derrotou o espanhol Sugoi Uriarte em decisão atribuída aos árbitros, já que os judocas não pontuaram no tempo regular de combate, nem no golden score.


Mesmo fora da lista de favoritos ao ouro olímpico em Londres, Lasha  Shavdatuashvili chegou à final neste domingo graças a quatro vitórias por ippon nas lutas preliminares. Ele abriu o dia superando o chilneo Alejandro Zuniga e na sequência superou o francês David Larosse e o britânico Colin Oates. Na semifinal, ele derrotou Masashi Ebinuma.


O ouro de Lasha Shavdatuashvili é o terceiro do judô da Geórgia na história dos Jogos Olímpicos. Em Atenas-2004, Zurab Zviadauri subiu ao lugar mais alto do pódio. Quatro anos depois, foi a vez de Irakli Tsirekidze repetir o feito.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por