Nadadora americana Missy Franklin é provável sucessora de Michael Phelps

AFP
05/08/2012 às 10:25.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:11
 (Martin Bureau/AFP)

(Martin Bureau/AFP)

LONDRES - Com cinco medalhas, quatro delas de ouro, e dois recordes mundiais, a americana Missy Franklin teve, com apenas 17 anos, uma excelente estreia olímpica em Londres, o que faz muitos acharem que ela pode ser a sucessora do fenômeno Michael Phelps nas piscinas.

Phelps encerrou sua trajetória brilhante no sábado (4) com 22 medalhas olímpicas - 18 de ouro - conquistadas em quatro Jogos, entre Sydney-2000 e Londres-2012, em uma carreira que começou aos 15 anos e concluiu aos 27.

Por sua vez, Missy poderá participar de ao menos três Jogos Olímpicos, já contando com suas cinco medalhas em sete provas, uma cifra nada depreciável para uma estreante.

"Ter encontrado o Michael, ser incentivada por ele e vê-lo se transformar no esportista mais premiado da história dos Jogos foi incrível", comentou Missy depois dos oito dias de competição no Centro Aquático de Londres.

"É muito inspirador para mim e me motiva muito. Não creio que alguém possa igualá-lo. Suas conquistas são muito grandes. Mas talvez se possa dar pequenos passos atrás dos deles", acrescentou a jovem nadadora.

Franklin ganhou o ouro nos 100 e 200m costas, a segunda das provas com recorde mundial, e em dois revezamentos, os 4x200m livres e os 4x100m medley, este último com outro recorde. Além disso, levou um bronze no revezamento 4x100m livres.

Ela só "fracassou" nos 100m livres, onde ficou em quinto, e nos 200m da mesma especialidade, onde terminou em quarto lugar.

Oriunda de Pasadena, Califórnia, Missy (1,86 metro de altura) é filha de canadenses e aprendeu a nadar desde pequena, já que sua mãe, que tem medo da água, não quis que a experiência se repetisse com a filha.

Franklin foi criada em Aurora, o subúrbio de Denver (Colorado), onde há apenas duas semanas ocorreu o massacre no cinema que exibia o filme Batman, no qual morreram 12 pessoas e 58 ficaram feridas.

Com apenas 13 anos, participou das eliminatórias americanas para os Jogos de Pequim 2008, mas não conseguiu se classificar para nenhuma prova.

No entanto, a menina tinha um futuro promissor e sua esperada explosão aconteceu no Mundial de Xangai 2011, onde ganhou três medalhas de ouro, uma de praza e uma de bronze.

Essa atuação lhe valeu ser escolhida a melhor nadadora do ano pela revista da Federação Internacional de Natação (FINA).

Se o recorde de Phelps de 22 medalhas olímpicas parece por hora uma utopia, Missy Franklin pode começar a ambicionar outras marcas não tão impensáveis.

Em Londres 2012, por exemplo, ficou perto de igualar o recorde de medalhas conquistadas por uma nadadora americana em Jogos, ainda nas mãos de Natalie Coughlin, que conseguiu seis medalhas em Pequim 2008 (um ouro, duas pratas e três bronzes).

Outro recorde que pode alcançar é o de nadadora americana com mais medalhas da história dos Jogos, estabelecido em 12 medalhas e compartilhado pela própria Coughlin, por Jenny Thompson e Dara Torres.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por