Coluna Junior Furtado: A importância da Federação para o esporte poker

Aristóbulo Silva Furtado Junior
22/05/2013 às 09:34.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:54

O que estamos colocando nessa série de artigos, são as questões institucionais do esporte Poker, principalmente por ser um esporte “novo”, as pessoas que não estão envolvidas não tem conhecimento da estrutura organizacional.

No primeiro artigo, falamos da escala institucional legal, e no segundo artigo sobre o reconhecimento no Brasil pelo Ministério dos Esportes.

Hoje, iremos falar da importância de uma Federação do esporte nos estados.

Uma Federação deve estar filiada a uma Confederação, no caso do esporte Poker, a CBTH( Confederação Brasileira de Texas Hold’em). Somente uma Federação por estado pode ser filiada a CBTH. Sendo assim, em Minas Gerais é a FMTH (Federação Mineira de Texas Hold’em).

Principalmente por desconhecimento, ainda não estamos totalmente livres de atos arbitrários e até truculentos de algumas autoridades. É neste ponto que a Federação entra para defender atletas e clubes filiados. Com vasta documentação, sempre atualizada, todas as Federações do país, estão em permanente contato e vigia, para que problemas de questionamentos da legalidade não ocorram mais.

Em Minas Gerais, a FMTH, possui um laudo do instituto de criminalística do Estado, declarando que nosso esporte é legal, não tendo nenhum vínculo com jogo de azar, e aceito pelo Ministério público e pela justiça.

A Federação também organiza o Campeonato Estadual, que fornece o campeão estadual. O campeonato é dividido em várias etapas, no caso de 2013, serão em 10 etapas. Com ranking que privilegia a regularidade, o campeonato tem cobertura em tempo real e fornece troféus em toda etapa aos 3 primeiros colocados. Ao Final da temporada, o campeão Mineiro recebe um bracelete dourado.

O Campeonato Mineiro é disputado no Sierra Poker Sports e neste próximo final de semana, teremos mais uma etapa, entre os dias 24 e 27, a FMTH e o Sierra Poker estarão recebendo a todos para a terceira etapa do Mineiro.

Nos próximos artigos, irei falar sobre alguns documentos que dão suporte ao nosso esporte.

Até lá!!

Aristóbulo Silva Furtado Junior é empresário, bacharel em Administração de Empresas e Economia, MBA/Mestre em Gestão Empresarial e Economia pela Fundação Getúlio Vargas-EBAPE(FGV), professor titular de Economia da Universidade de Alfenas.

Presidente da Federação Mineira de Texas Hold’em(FMTH) e diretor para Assuntos estratégicos da Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH)
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por