Neymar ainda sonha em jogar final, mas Runco garante ser impossível

Gazeta Press
06/07/2014 às 22:36.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:17
 (Gaspar Nóbrega/VIPCOMM )

(Gaspar Nóbrega/VIPCOMM )

Pouco mais de 24 horas após chegar à Baixada Santista e ser consultado por membros do departamento médico do Santos e médicos particulares, surgiu a possibilidade de Neymar receber infiltrações para superar fratura na região lombar e ter condições de disputar a final da Copa do Mundo, caso o Brasil se classifique. O jogador ainda sonha se as dores diminuírem, mas o médico da Seleção mantém seu diagnóstico: é impossível.

"Não vamos criar ilusão em uma população que sabe que tem que passar da Alemanha e, depois, jogar a final e ser campeão. Não existe a menor possibilidade de o Neymar jogar a partida do dia 13. Insisto: não existe a menor possibilidade de o Neymar jogar na próxima terça-feira ou no domingo", disse José Luis Runco à TV Globo.

A possibilidade, ainda que pequena, de o camisa 10 participar da decisão surgiu após a visita de Mauricio Zenaide e Rafael Martini, médico e fisioterapeuta do Santos, respectivamente, e especialistas em coluna visitarem o jogador em sua casa no Guarujá neste sábado. A notícia foi considerada absurda pelos médicos da Seleção, que colocaram o atleta fora da Copa menos de uma hora após ele ter recebido a joelhada do colombiano Zúñiga, na sexta-feira.

Runco concedeu entrevista ao vivo no Domingão do Faustão neste domingo. Quase que simultaneamente, o site oficial de Neymar divulgou comunicado no qual descarta qualquer tratamento paralelo, contrário ao indicado pelo médico da Seleção. Mas, em nenhum momento, descartou a possibilidade de o astro jogar no Maracanã no domingo se o Brasil derrotar a Alemanha. Tudo depende da intensidade de sua dor."Se Neymar Jr vier a ter condições clínicas de disputar uma partida de futebol profissional antes do tempo inicialmente previsto será em função da evolução positiva do seu quadro diante do tratamento possível que está sendo efetuado. Nenhum tratamento alternativo foi colocado em discussão. O retorno dele aos gramados depende da superação das fortes dores que sente", afirmou o comunicado.

O afastamento do atleta do Barcelona de Runco, porém, foi rápido e surpreendeu. Neymar viajou de Fortaleza para Teresópolis junto com a delegação da Seleção e, na madrugada de sexta-feira para sábado, foi informado que ele ficaria na Granja Comary até o fim do Mundial. Já pela manhã, porém, a notícia era de que ele faria repouso com sua família e já no início da tarde um helicóptero trazia seu pai para levá-lo ao Guarujá.

Neste domingo, no comunicado, a família ainda destacou "que o único profissional autorizado a se manifestar sobre o estado, tratamento e recuperação do Neymar Jr tanto pela CBF como pela sua família é o Dr. José Luis Runco". E o médico considerou falta de ética cogitar infiltrações, passíveis de serem consideradas doping, lembrando que ex-atletas sofrem por conta do que chama de "metodologia antiga".

"Em momento algum existe a opção de qualquer tratamento alternativo. O Neymar tem uma lesão estável na coluna e precisa de um período de cicatrização e consolidação óssea. Se acontecer outro trauma, e jogador de futebol vive em cima de impacto, pode comprometer seriamente a saúde do jogador e ser humano Neymar. Sem dúvida nenhuma, pode comprometer o seu futuro", alertou Runco.

Confira a íntegra do comunicado de Neymar:

"Esclarecemos que a visita dos médicos do Santos FC, realizada ontem (06/07) foi uma visita de cordialidade. O clube santista colocou sua estrutura à disposição do Neymar Jr para seu tratamento e recuperação após o término da Copa do Mundo.

A notícia não procede em razão de Neymar Jr estar sob cuidados do Chefe do Departamento Médico da CBF, José Luis Runco, até o término da Copa tendo sido ele o avalista da liberação do atleta para continuar o tratamento (repouso absoluto) em casa, junto a família. O acompanhamento diário do tratamento está sendo feito pelo fisioterapeuta particular do atleta.

Qualquer informação diferente desta é pura especulação.

Concluímos reafirmando que o único profissional autorizado a se manifestar sobre o estado, tratamento e recuperação do Neymar Jr tanto pela CBF como pela sua família é o Dr. José Luis Runco.

Se Neymar Jr vier a ter condições clínicas de disputar uma partida de futebol profissional antes do tempo inicialmente previsto será em função da evolução positiva do seu quadro diante do tratamento possível que está sendo efetuado. Nenhum tratamento alternativo foi colocado em discussão. O retorno dele aos gramados depende da superação das fortes dores que sente."

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por