A face endiabrada do baixinho invocado da VW

Sérgio Melo - Especial para Auto Papo
Hoje em Dia - Belo Horizonte
12/09/2015 às 09:47.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:43
 (Sérgio Melo)

(Sérgio Melo)

Há tempos ansiávamos por um sucessor para o Fusca, que muito além de meio de transporte, foi objeto de paixão no mundo inteiro. Mas quando o up! foi apresentado por aqui, no inicio do ano passado, a marca “errou a mão”, apostando em um preço muito salgado que espantou o mercado. Hoje, pode vir a redenção do modelo, com versões “de entrada” mais baratas que as de seus concorrentes e motor “turbo” que não vai desapontar quem faz questão de desempenho.

Após alguns dias com o Speed up! TSI, embora digam que os técnicos não se emocionam com o objeto de trabalho, preciso confessar o quanto esse carrinho prático, confortável e que “anda” como um foguetinho, me surpreendeu e agradou...

O up! TSI - Turbo Fuel Stratified Injection (motor “turbo” com injeção direta e concentração de mistura variável) tem melhor desempenho que veículos 1.6, que, apesar da maior cilindrada, costumam ser menos potentes, além de só renderem bem em rotações muito superiores, e pesarem mais.

O resultado é muita agilidade, vigor e praticidade, ao arrancar na frente dos outros e caber em qualquer lugar, fora a economia na hora de abastecer e menor emissão de poluentes. São 105 cv e torque de 16,8 quilos a partir de baixíssimas 1.500 RPM.

Apesar de externamente tão pequeno, por dentro ele não faz feio. Na frente, o mesmo conforto que veículos bem maiores. Atrás, espaço comedido, mas boa acomodação para dois adultos e uma criança. O interior é espartano, com painel na cor do veículo como no saudoso Fusca e grandes áreas metálicas não revestidas no interior das portas.

Sob predomínio de plástico duro, os materiais a acabamento dos componentes são bons. No porta-malas outra surpresa, com 285 litros de capacidade é um dos maiores entre os concorrentes diretos.

  

  

PENDURICALHOS - Adesivos, teto e tampa do porta-malas preto não deram o melhor resultado ao nervosinho, assim como seu painel minimalista com relógios minúsculos (FOTOS: Sérgio Melo)

  

Volkswagen speed up! tsi

O QUE É?


Monovolume, (carroceria em um único bloco, sem compartimentos visivelmente destacados para o motor e porta-malas), compacto, com 4 portas.

ORIGEM?

Brasil, Taubaté-SP.

QUANTO CUSTA?

O up! Parte de R$ 30.990. A versão testada Speed up! salta para R$ 49.990 e, com kit multimídia que inclui GPS e Bluetooth como a unidade testada chega aos R$ 51.507.

COM QUEM CONCORRE?

Uma vez que não há concorrentes diretos no mercado nacional, apresentamos as opções mais próximas consideradas pelo mercado, que apesar de diferenças marcantes no desempenho e conteúdo, custam a partir de: Ford KA ( R$ 39.990), de 85 cv, Fiat Novo Uno (R$ 37.340), de 75 cv, e Chevrolet Onix (R$ 38.390), de 80 cv.

COMO BEBE?

9,8 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada.

TRANSMISSÃO

Manual de 5 marchas, com engates suaves e precisos como já é tradicional da marca.

DESEMPENHO

Suavidade e vigor em todas as faixas de rotação do motor. Não há o famoso atraso da turbina, que, ao contrário, se mostra presente logo acima da marcha lenta, permitindo arrancadas muito rápidas e retomadas firmes. A generosa forca dispensa a freqüente troca de marchas, muito comum nos veículos 1.0. A suspensão “durinha” vai bem no asfalto liso, mas pula um bocado em pavimentação ruim. Em compensação a estabilidade é elogiável, com muita firmeza mesmo em altas velocidades. Máxima de 184 km/h e 0 a 100 km/h em 9,1 seg.

SEGURANÇA

Na segurança, o carrinho também “mandou bem”. Levou 5 estrelas nos crash testes da EuroNCAP - European New Car Assessment Programme e da LatinNCAP - Latin New Car Assessment Programme, ou seja, o melhor resultado entre os concorrentes. Destaque para a presença de controle eletrônico de tração, mas falta controle de estabilidade.

CONTEÚDO

Os maiores destaques são: direção elétrica, ar condicionado, computador de bordo com 10 funções, chave com controle remoto, sensores de estacionamento traseiros, fixação ISOFIX para cadeirinhas, bancos em material sintético, rodas em liga, travas elétricas e vidros dianteiros elétricos. Apesar da possibilidade de verificar a temperatura do motor pelo painel removível, falta marcador fixo junto aos demais mostradores, para mais fácil e constante verificação do comportamento desse parâmetro.

MERCADO

Atualmente em último lugar entre os concorrentes mais próximos, com Ônix em primeiro, seguido pelo KA e Novo Uno, com 31.840 unidades emplacadas de janeiro a julho deste ano (fonte FENABRAVE).

PONTOS POSITIVOS:

Desempenho  

Praticidade  

Economia

PONTOS NEGATIVOS:

Instrumentos  

Controle de estabilidade  

Suspensão dura

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